Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024

Colunas/Geral

UM BRINDE DE VIDA LONGA AO PROJETO SEXTOU COM POESIA

COLUNA OPINIÃO CULTURAL

UM BRINDE DE VIDA LONGA AO PROJETO SEXTOU COM POESIA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

COLUNA OPINIÃO CULTURAL

Por Carla Nobre

 

Leia Também:

 

UM BRINDE DE VIDA LONGA AO PROJETO SEXTOU COM POESIA

    

Hoje quero falar de um projeto que nasce com a parceria do Coletivo Juremas e do SESC Amapá: o Sextou com poesia, que promete trazer para a cena amapaense os bons eventos literários que o Amapá sabe fazer. Como membros do Coletivo Juremas, estão nessa empreitada, as poetas Hayam Chandra, Bárbara Primavera, Ana Anspach, Mary Paes, o artista visual Tonny Silo, o cantor Edu Gomes e, na produção, Andreia Lopes. No apoio contamos com Raih Amorim, Bruna e Tainara Cavalcante.  

Assim, o Sextou com poesia estreou em março cheio de bons encontros. Esse projeto é uma iniciativa do Sesc Amapá que retoma suas atividades de fomento a cultura literária. O projeto vem com a proposta de acontecer toda última sexta-feira do mês no Restaurante Sesc Centro, o evento traz rodas de diálogo, recitais e apresentações artísticas e conta com a parceria do Coletivo Juremas na produção. 

Para Vânia Pena, Coordenadora de Cultura do Sesc Amapá, o Sextou com Poesia representa também um desejo do público do Sesc por eventos nesse formato, já realizados em anos anteriores. O objetivo é criar e refazer laços, dialogar sobre a produção cultural no Estado do Amapá e fortalecer as artes na região. Nesse sentido, os artistas contratados pelo projeto Música da Gente compõem a programação musical do evento, sempre em conexão com as atrações literárias.

Na opinião desta colunista, o Sextou com Poesia, vai além de um espaço de arte e cultura, é mais uma oportunidade de dialogar sobre a cadeia produtiva da cultura, bem como criar laços e elos para fortalecer o setor no Amapá, quem sabe ampliando o projeto para edições nos demais municípios, nos quais o SESC possua atuação aqui no Estado.

Nessa primeira edição as apresentações já mostraram alta qualidade e repertório para muitas outras. Tivemos o Reencontro “Traçando Palavras” com a condução da produtora do Quarta de Arte da Pleta, Andreia Lopes. A ativista cultural convidou nomes relevantes na cultura amapaense, como Cláudio Silva (Oi Noiz Aki), Maurício Maciel, Judas Sacaca, Pat Andrade, Laura do Marabaixo, Negra Aúrea, o Grupo Kazumba Akelê, Yanna MC, Ládio Gomes, Kássia Modesto, entre outros.

Também tivemos a performance de dança do ventre 
com Samanda Nobre, que é professora do Sesc e desenvolve este trabalho junto a mulheres de várias idades.

Um ponto alto da festa foi o Recital “Poemania” 
com Hayam Chandra, Suane Brazão e Laura do Marabaixo, que brilharam com o melhor da poesia amapaense, numa performance leve, de qualidade e que, a todo momento, cativava mais e mais o público presente, numa mistura de poesia falada, cantada, lendas e a caixa do marabaixo.

A programação encerrou com o Show “O Amor Mora Aqui” 
dos Poetas Azuis, marcando a volta do grupo após o período mais crítico da pandemia e mostrando que eles estão preparados para essa retomada. Figurino novo, canções que já marcaram os recitais do grupo e muitas novidades de repertório mostram que o grupo promete para 2022.

Então, vamos seguir adiante e aguardar a próxima edição para 29 de abril, que já conta com Carla Nobre e seu recital “Resistência” e Edu Gomes com o show “Noites em claro”.  Já vai programando na sua agenda, pois nunca o sextou foi tão lírico assim.

As fotografias de Andreia Lopes com Claudio Silva e do Recital com Hayam Chandra são de Nathan Zahlouth. As fotografias dos poetas azuis e da coordenação geral do evento é de Iago Raynan. Elas foram gentilmente cedidas para essa edição da coluna.

Comentários:
Carla Nobre

Publicado por:

Carla Nobre

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!