COLUNA OPINIÃO CULTURAL
ANDREA LOPES COMEMORA O ANIVERSÁRIO DA QUARTA DE ARTE DA PLETA
Por Carla Nobre
O Projeto Quarta de arte da pleta busca congregar um encontro híbrido de segmentos das artes para celebrar a diversidade e a alegria. Ele inicia em 2015 e desde então vem atuando em diversos espaços, sempre privilegiando o gratuito. Um dos espaços em que o QUARTA foi vivenciado é um bar tradicional da orla de Macapá – o Bar do Nego; depois ele segue para o Bar e restaurante Sankofa, espaço de cultura afro e de resistência. Também foi possível realizar o QUARTA durante estes anos no espaço cultural Bunker Desclassificáveis e em algumas escolas públicas.
As ações do projeto ocorrem sob o comando da artista e produtora cultural, Andrea Lopes. Ela iniciou sua carreira artística aos 15 anos de idade como atriz de teatro no espetáculo ¨ Do lado de lá" de Celso Dias com o nome. Inicialmente com nome artístico de "Déia Lopes" começou a construir sua carreira a partir dessa primeira experiência como atriz, participou de diversos Grupos, Projetos, Feiras de Livros, Festivais Independentes e Recitais Poéticos em Belém; São Luiz; São Paulo; Rio de Janeiro; Barcelona e Macapá (AP). Hoje atua como atriz, oficineira, preparadora corporal e produtora na realização de diversos projetos com parceria nos Movimentos Sociais Regional. Em 2008, realizou diversos Recitais Poéticos nas Universidades Estaduais e Federais e outros municípios do Estado com o Grupo Tatamirô de Poesia. Em 2011 participou como Oficineira e Declamadora na Feira do Livro do Amapá - FLAP no Corredor Literário na Expofeira. Integra o Movimento Desclassificáveis como diretora e atriz. Em 2012, circulou como oficineira, declamadora e contadora de história da Feira de livros do Amapá - FLAP em diversos municípios do Estado do Amapá. Assim, vem contribuindo ativamente na potencialização do Movimento Cultural Amapaense.
Andrea Lopes produz o Quarta, como forma de congregar artistas e manter a cena cultural da cidade de Macapá em constante ebulição, traçando intercâmbios e também lançando novos talentos, ao lado de quem já construiu uma estrada de fortalecida nos palcos da cidade.
O projeto sempre traz sempre uma programação que tem a música como eixo convidativo para as demais artes. Nele já tivemos a presença de artistas, como: Ton Rodrigues, Aline Coelho, Ozy Rodrigues, João Amorim, Kássia Modesto, Mary Paes, Carla Nobre, Edu Gomes, Ládio Gomes e muitos outros.
E, em 20 de julho de 2022, o Quarta de arte da pleta, soprou as velinhas em um bar que também vem fazendo história na noite de Macapá, o Farofa Tropical. A noite foi regada à amizade, farofa, música e poesia. E finalizou com a promessa de vida longa ao Projeto e muita gratidão a Andrea Lopes.
As fotos para essa coluna são de Mary Paes e foram gentilmente cedidas para esta edição.
Comentários: