COLUNA OPINIÃO CULTURAL
Poe Carla Nobre
WENDEL CORDEIRO E MARY PAES: música e poesia que encantam
Wendel Cordeiro e Mary Paes são artistas que me encantam. Ele com seu ritmo musical intimista e ela com sua poesia ousada. E ambos gostam de peixe, como eu.
Ele é cantor e vem consolidando seu sonho, mostrando suas canções autorais, sempre inspiradas pelas memórias que guarda, de pessoas e situações que marcaram sua vida e com aprovação em vários editais de fomento e premiação cultural. O ritmo de suas letras e canções permitem uma viagem melancólica e ao mesmo tempo harmoniosa entre o real e o subjetivo. O artista nunca deixa de citar as influências musicais que permeiam sua forma de compor. Buscando sempre passar sua mensagem de maneira poética e crítica. Em 2022 ele lançou a música Árvore, de sua autoria:
Olha a chuva no meu quintal
molhando todas as roupas no varal
tirando o que ainda consigo sentir
seu cheiro amor que ainda está aqui
Vem devagar não me faça mal
cuidado flores que vem um temporal
Cheiro de chão e uma dor senti
quando uma gota me afogou ali
Sou
Sou
uma árvore sem vida que precisa de calor
Vem me ver, vem me aquecer de novo
que o sol já virou cinzas.
Vem viver, vamos viver o fogo até virarmos cinzas.
Já Mary Paes possui uma poesia quente e dedicada a ousar no uso das palavras e do dizer poético. Possui habilitação em Jornalismo, pela faculdade Estácio de Macapá (2011) e é especialista em Docência do Ensino Superior, pela mesma faculdade. Atualmente, ela compõe o Coletivo Juremas e receberá de fomento para circular com sua poesia, o prêmio do edital Circula Amapá pela SECULT/AP. Ela é viciada em café e pão com manteiga, como eu. Curta o seu poema “A boca e a língua”.
A boca e a língua
A língua...
Profere... Absorve, sente
A boca...
Cala... Sorri, exalta, humilha... Amarga...
A boca... Peca... Perdoa... Culpa
A língua exulta... Toca... Saboreia, provoca...
As duas...
Boca e língua...
Incendeiam
Um corpo nu.
Créditos (Imagem de capa): As fotografias são do acervo dos artistas e foram gentilmente cedidas para essa edição da coluna.
Comentários: