Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Sunday, 26 de May de 2024
MENU

Coluna

"O peso das borboletas" é o novo livro de poemas da escritora Pat Andrade

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

"O peso das borboletas" é o  novo livro de poemas da escritora Pat Andrade

 

 

 O evento de lançamento de O peso das borboletas aconteceu na última sexta-feira (20), no espaço Oca Produções,  em Macapá.

Em meio ao cotidiano conturbado da cidade, a escritora Pat Andrade abriu uma lacuna para a leveza e a poesia, no evento de lançamento do seu mais novo livro de poemas: "O peso das borboletas".

Para a autora, o livro é feito de memórias,  e traz poemas que são um mergulho em sua história, em seus sentimentos. Nele, o leitor encontra “versos tolos e elaborados; estrofes ácidas e irônicas; desilusões, medos, desejos e agonias”. Ressalta sem esconder o entusiasmo.

São 80 poemas reunidos e, embora seja uma obra com registro na Biblioteca Nacional e ficha catalográfica, a autora fez questão de manter o aspecto artesanal, incluindo elementos que remetem a essa característica marcante de seu trabalho.

A capa do livro é do Artur Andrigues – a quem o livro é dedicado. Artur é seu filho e um iniciante na arte do design gráfico; as ilustrações são da própria autora, que se arrisca mais uma vez nos traços.

A obra é fruto de projeto contemplado pelo edital de chamada pública Circula Amapá, da Secult, através do convênio nº 887106/2019.

 

No lançamento o público pôde vivenciar muita poesia, roda de conversa, música e as exposições de Aog Rocha “Asas”,  Ronaldo Rony  “Liberado para uso recreativo” e "Identidade" do fotógrafo Paulo Rocha.

 

Sobre a autora

 

 

 

Pat Andrade é poeta, artista plástica e produtora cultural. Em seu trabalho literário já produziu pelo menos 27 publicações artesanais, seis livros virtuais (publicados no período de isolamento da pandemia). Também tem participação em cinco coletâneas virtuais e em cinco livros físicos.

 

Em 2021 publicou seu primeiro livro impresso: O avesso do verso, através de edital da Lei Aldir Blanc.

 

Colaboradora do Site De Rocha! e membro do coletivo Urucum e do grupo Sarau do Recomeço, Pat se considera uma militante da Literatura: leva poesia para as ruas, praças e cafés; visita comunidades, escolas e universidades, participando de eventos literários e culturais, os mais diversos.

 

Sobre Aog Rocha

 

Fotógrafo profissional, biomédico, professor de Práticas Fotográficas, artista visual, com premiações nacionais na área de fotografia, com publicações (fotográficas) em livros e revistas nacionais; editor de imagens, leitor assíduo, amante de animais e da natureza.

 

Sobre Ronaldo Rony

 

 

Ronaldo Rodrigues é redator publicitário, poeta, cronista, contista, cartunista, ilustrador e artista plástico. Como cartunista, assinando Ronaldo Rony, participa de salões de humor nacionais e internacionais, tem três livros publicados e edita, com periodicidade esporádica, em formato de fanzine, a revista do Capitão Açaí, seu personagem de maior sucesso. Em mais de 35 anos de produção artística, participou de vários movimentos de fomento e difusão artística, envolvendo música, performances e artes visuais.

 

Sobre Paulo Rocha

 

Paulo é professor da área de Letras, produtor cultural, artista visual e fotógrafo cujos primeiros passos no campo da fotografia aconteceram através de eventos da cidade de Macapá, ensaios fotográficos e registros audiovisuais de projetos nos diversos segmentos da cultura. Mais recentemente, o artista foi selecionado e participou de exposições por  meio de editais públicos de ocupação da Galeria de Artes Antônio Munhoz (Sesc Amapá), Caixa Cultural – Caixa, e Circula Amapá (Secult/AP).

 

Fotos: Divulgação

 

Fonte: www.blogderocha.com.br

Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )