Em Mazagão, na terça-feira, 9 de setembro, ocorreu a II Jornada Formativa promovida pela Secretaria Municipal de Educação, momento marcado por emoção, aprendizado e celebração. O evento reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da rede municipal para refletir sobre práticas pedagógicas, trocas de experiências e planejamento educacional. Entre os momentos mais aguardados, esteve a premiação dos estudantes fluentes segundo o Índice Criança Alfabetizada (ICA), critérios que reconhecem crianças que atingem níveis satisfatórios de leitura e escrita para sua faixa etária.
A programação também teve forte apelo cultural: foram realizadas apresentações artísticas e marcante foi o lançamento de duas obras do autor Gian Danton, intituladas “Mazagão” e “A Cabanagem”. A iniciativa dialoga com o contexto histórico-cultural da região, ao valorizar a literatura local e inserir nos trabalhos escolares elementos que promovem identidade, pertencimento e familiaridade com narrativas que fazem parte da cultura regional.
A Jornada Formativa configura-se como estratégia da gestão municipal para valorizar o trabalho docente, fortalecer as práticas pedagógicas e de gestão, bem como aperfeiçoar o processo de alfabetização desde as séries iniciais, com atenção especial ao direito de aprender na idade certa. A partir desse encontro, gestores e coordenadores têm a oportunidade de alinhar metas, identificar desafios, compartilhar metodologias e elaborar caminhos para superar lacunas no aprendizado.
A atuação do prefeito Chico Nó é percebida no incentivo à educação municipal como prioridade da administração. Sob os direcionamentos das secretarias responsáveis, articula-se uma política institucional de valorização profissional, de suporte técnico e de participação escolar e comunitária. O compromisso é claro: garantir que cada aluno tenha acesso a ensino de qualidade, em ambiente acolhedor, com professores preparados e gestão integrada.
Os resultados do ICA em Mazagão refletem avanços, ainda que existam desafios estruturais comuns em municípios mais remotos — defasagens nos recursos, distâncias geográficas, formação continuada de professores e manutenção de infraestrutura escolar. A Jornada Formativa aponta caminhos para minimizar essas fragilidades, por meio de apoio técnico, uso de cultura local e literária, envolvimento da comunidade e promoção de políticas públicas consistentes.
Para alunos, pais e educadores, a esperança é de que as iniciativas edificadas com base nesse encontro repercutam no cotidiano das escolas, traduzindo-se em leitura, escrita, pensamento crítico e condições materiais melhores. A meta maior é consolidar em Mazagão uma educação que caminhe alinhada com os êxitos do ICA, com práticas pedagógicas que celebrem o patrimônio local, que inspirem e transformem vidas através da educação.
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