Na terça-feira, 15, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) promoveu uma reunião para discutir medidas e ações voltadas à tecnologia da informação, com foco no uso de ferramentas de Inteligência Artificial na Justiça Eleitoral Amapaense. O encontro contou com a presença de representantes do Instituto Federal do Amapá (IFAP), que apresentaram o Programa Estratégico de Inteligência Artificial (PRO & IA) da instituição.
Durante a reunião, conduzida pelo presidente em exercício do TRE-AP, desembargador Carmo Antônio de Souza, foram apresentadas as ferramentas de inteligência artificial que serão utilizadas pela Justiça Eleitoral Amapaense.
Entre as soluções, o JANUS, um sistema de automação processual e inteligência artificial desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Portaria TRE/BA nº 310, de 17 de junho de 2021. O sistema será empregado no processamento da Prestação de Contas. Também foi apresentada a ferramenta Chat GPT Eleitoral, especializada em Direito Eleitoral. Além disso, foram alinhadas medidas para capacitar os servidores sobre o uso das tecnologias.
Ainda, e equipe do IFAP apresentou o Programa Estratégico de Inteligência Artificial, que promove a inteligência artificial como ferramenta estratégica para melhorar a prestação de serviços públicos e criar novas oportunidades de desenvolvimento sustentável na Amazônia. Desta forma, a reunião buscou alinhar parcerias para a troca de projetos voltados à IA.
A iniciativa visa aprimorar os processos eleitorais por meio da inovação tecnológica, buscando medidas que auxiliem no gerenciamento de projetos e garantam maior eficiência na gestão, especialmente para os cartórios das Zonas Eleitorais. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às demandas do tribunal.
Estiveram presentes na reunião, além do presidente em exercício, a coordenadora da Corregedoria, Elinete Freitas; a assessora chefe da Presidência, Alessandra Gusmão; o secretário de Tecnologia da Informação, Emanoel Flexa; o presidente do Laboratório de Inovação do TRE-AP, Diego Moura de Araújo; a assistente do Núcleo de Apoio à Gestão, Giovana Sant’ Angelo; o assessor jurídico da Corregedoria, Allan Bezerra; o pró-reitor do IFAP, Welber Andrade; o Coordenador geral, Klenilmar Lopes Dias; o Coordenador Adjunto, Klessis Lopes Dias; e a equipe de desenvolvimento da instituição, Samuel Barcessat Neto e Vandison Teixeira e Eonay Gurjão.
Comentários: