O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) conquistou o primeiro lugar no Ranking de Transparência do Poder Judiciário 2024, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse resultado demonstra uma evolução significativa da Justiça Eleitoral amapaense, que ocupava a 75ª posição em 2018, caiu para o 79º lugar em 2021, mas subiu expressivamente para o 6º lugar em 2023 e, agora, lidera o ranking.
A colocação do TRE-AP refere-se tanto aos tribunais regionais eleitorais quanto aos demais tribunais brasileiros. Um dos destaques da avaliação foi a reformulação do portal de informações da Justiça Eleitoral do Amapá, que tornou a navegação mais intuitiva e o acesso às informações mais simples para o público interno e externo.
A avaliação do CNJ sobre a transparência do Poder Judiciário tem como objetivo principal garantir que os tribunais brasileiros sigam padrões de clareza, acessibilidade e eficiência na divulgação de informações públicas. Esse monitoramento busca assegurar que o Judiciário seja transparente em suas ações, permitindo que a sociedade tenha acesso a dados importantes, como decisões judiciais, orçamentos, contratações, licitações e outros aspectos relacionados à administração da Justiça.
“Essa conquista evidencia o compromisso do TRE-AP com a transparência e a eficiência na prestação de serviços públicos. É de nosso interesse, como gestores, que toda a população tenha acesso ao funcionamento e a todas as informações relativas à instituição pública da Justiça Eleitoral”, reforçou o presidente em exercício do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza.
Comentários: