O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, com o apoio da Seção do Serviço Médico e da Coordenadoria de Gestão e Avaliação por Competências, ampliou as ações da campanha "Viver é sempre um ato de coragem e amor", em referência ao Setembro Amarelo - mês de prevenção e conscientização sobre o suicídio. As atividades aconteceram no Fórum de Santana e nos juizados especiais da Unifap e da Zona Norte (ambos em Macapá).
A mobilização incluiu a distribuição de laços amarelos para magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores, além da entrega de panfletos informativos com orientações sobre saúde mental e mensagens que reforçam a valorização da vida.
Segundo a psicóloga Lorena de Paula, coordenadora de Gestão e Avaliação por Competências do TJAP, a campanha tem um papel fundamental no fortalecimento dos vínculos no Poder Judiciário.
"Levar essa ação para as unidades do TJAP é fundamental, pois a presença em diferentes espaços significa ampliar o alcance da mensagem que sempre pregamos: a vida é preciosa e merece cuidado. Ações de bem-estar e um simples gesto de acolhimento fazem toda a diferença na vida de alguém que passa por um momento difícil", defende.
A psicóloga também destaca que a iniciativa fomenta a reflexão para além dos muros do Tribunal. "Muitas vezes, não estamos atentos a esse tipo de atividade de bem-estar. As iniciativas buscam fortalecer a rede de apoio, incentivar o diálogo sobre a saúde mental e promover ações de cuidado e acolhimento para todos. É um compromisso que temos com a sociedade", conclui a coordenadora.
Programação da Campanha
- Dias 12 e 26 de setembro, no Espaço Saúde do Fórum de Macapá: serviços de psicologia e massoterapia, com foco no cuidado e no fortalecimento da saúde emocional dos servidores.
- Dia 19 de setembro: Ciclo de Roda de Conversa, às 10h30, no Plenário do Tribunal do Júri de Macapá, com a participação de especialistas convidados.
Atendimentos no Poder Judiciário
Durante a Campanha Setembro Amarelo, os atendimentos psicoterapêuticos acontecerão todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, no Espaço Saúde, localizado no Fórum de Macapá. A iniciativa conta com a parceria do Plano GEAP Saúde e da Rede Oncológica do Brasil, que oferecem os serviços a magistrados e magistradas, servidores e servidoras, e seus dependentes.
O serviço é sigiloso, e os atendimentos podem ser agendados pelo WhatsApp (96) 99160-4082 ou presencialmente no Espaço Saúde, às terças, quintas e sextas-feiras. Além das consultas no Fórum, o TJAP também encaminha para serviços municipais e estaduais de saúde mental, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e programas especializados na prevenção ao suicídio.
O serviço sigiloso reforça a mensagem central da campanha: "Viver é sempre um ato de coragem e amor", em sintonia com o trabalho do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece escuta qualificada e gratuita pelo número 188 ou pelo site cvv.org.br.
Comentários: