Nesta sexta-feira (5), sétimo dia da 54ª Expofeira, o programa Casamento na Comunidade esteve presente no estande do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), das 17h às 22h, com oferta de informações sobre a união civil e o funcionamento do programa. As atividades foram divididas em duas frentes: uma apresentação de filmes sobre os casamentos realizados ao longo do ano e um balcão de inscrições para os casais interessados, com esclarecimentos sobre o programa e efetivação das inscrições. Entre os objetivos do programa estão a divulgação de suas ações, a conscientização sobre os benefícios da formalização da união civil e a ampliação da participação em todo o estado do Amapá.
Segundo a juíza Joenilda Lenzi, coordenadora do Programa Casamento na Comunidade, do TJAP, o objetivo da presença da equipe que realiza a iniciativa era divulgar este trabalho entre os participantes do evento. “Este programa beneficiou centenas de casais e famílias nos últimos 21 anos no Amapá e nossa presença na feira divulgou os benefícios do casamento oficialmente reconhecido e do processo de inscrição nos casamentos que realizamos”, relatou a magistrada.
A autônoma Alziram dos Passos Vasconcelos foi uma das visitantes da Expofeira que passou no estande do TJAP para se inscrever no Programa Casamento na Comunidade. “Vi uma oportunidade aqui quando vi o vestido de noiva e perguntei o que era. Me falaram das vantagens e na hora perguntei a ele: ‘quer casar comigo?’ e ele respondeu logo ‘sim’, agora já estamos inscritos e vou conseguir casar. Estou muito feliz”, relatou emocionada.
Existente há 24 anos, iniciado em 2001, ainda com o nome de Casamento Comunitário, o Programa Casamento na Comunidade proporciona a união de dezenas – ou até centenas – de casais a cada edição. O público-alvo é formado por casais que já convivem maritalmente, mas só podem contrair matrimônio as pessoas solteiras, viúvas e divorciadas legalmente, independente de cerimônia religiosa. A ação já proporcionou mais de 20 mil casamentos ao longo dos anos.
As inscrições para o “Casamento na Comunidade” são abertas sempre do dia 1º até dia 20 de cada mês. Os interessados devem procurar a Central de Conciliação, que funciona no Fórum de Macapá (localizada na Avenida FAB, nº 1.737, no bairro Central). O horário de funcionamento é das 07h30 às 13h.
Também estão disponíveis para tira-dúvidas e outras informações o número de WhatsApp (96) 99144-3740 e o e-mail [email protected].
Comentários: