Moradores do Residencial Brilho de Fogo, no bairro Açaizal, estão sendo os primeiros a receberem o mutirão “Pedra Branca Contra a Dengue”, que convida a população a cuidar do meio ambiente e a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação também visa conscientizar os moradores a não descartar materiais em locais impróprios, como terrenos baldios.
O mutirão contra a dengue une as secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura, e teve início nesta quarta-feira (6) com educação ambiental para os moradores. Enquanto isso, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias visitavam as casas para orientar os moradores a limparem os terrenos e não deixar água acumulada. Máquinas trabalhavam ao mesmo tempo na secagem de fossas e retirada de entulhos.
A secretária municipal de Saúde, Claudia Pimentel, ressaltou a importância do mutirão: “Estamos unindo esforços para preservar a saúde da comunidade. O Mutirão não só contribui para a eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue, mas também promove a conscientização ambiental, visando um ambiente mais saudável para todos.”
Sobre a doença
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).
A doença é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Ao aparecerem os primeiros sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.
Comentários: