Como parte das ações do Junho Verde, a Prefeitura de Pedra Branca do Amapari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semab), em parceria com o Instituto Federal do Amapá (IFAP), realizou na quarta-feira, 11 de junho, a oficina "Reaproveitamento de óleo de cozinha para produção de sabão ecológico". A atividade reuniu estudantes da rede pública e membros da comunidade, promovendo conscientização ambiental e ensinando práticas sustentáveis.
Durante a oficina, conduzida pelo professor Francisco Assis Guedes Rodrigues, do IFAP, os participantes aprenderam a transformar óleo de cozinha usado em sabão ecológico. Essa prática contribui para a redução de resíduos e a preservação dos recursos hídricos, além de oferecer uma alternativa de geração de renda para a população.

A iniciativa integra a programação do Junho Verde, campanha nacional dedicada à conservação de ecossistemas e ao controle da poluição e degradação dos recursos naturais. Em Pedra Branca do Amapari, a campanha inclui diversas atividades educativas, como oficinas, palestras e apresentações culturais, voltadas para a promoção da sustentabilidade e da educação ambiental.
A oficina de sabão ecológico reforça o compromisso da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari com a implementação de políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico local. A ação também destaca a importância da parceria entre instituições públicas e educacionais na promoção de práticas que beneficiem o meio ambiente e a comunidade.
