Na manhã de segunda-feira, 9 de junho de 2025, o prefeito de Pedra Branca do Amapari, Marcelo Pantoja, assinou o termo de adesão ao Selo UNICEF – edição 2025–2028. A iniciativa, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reconhece e incentiva avanços na implementação de políticas públicas voltadas à infância e à juventude, fortalecendo ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social.
Com a assinatura, o município assume o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida aos municípios que demonstram, ao longo de quatro anos, melhorias concretas nos indicadores sociais relacionados aos direitos de crianças e adolescentes.
O prefeito Marcelo Pantoja destacou a importância da adesão: “Esse é um trabalho que envolve todas as nossas secretarias e, acima de tudo, todo o nosso coração. A adesão ao Selo UNICEF representa um compromisso coletivo da gestão municipal com o futuro das nossas crianças e adolescentes. Seguiremos investindo e mobilizando esforços para que Pedra Branca continue avançando como uma cidade cada vez mais justa, inclusiva e protetora da infância”.

A nova edição do Selo UNICEF propõe oferecer suporte técnico aos municípios participantes por meio de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico. A participação dos municípios é gratuita, e a adesão deve ser feita por meio do preenchimento de um cadastro na plataforma oficial do Selo UNICEF.
Pedra Branca do Amapari integra o grupo de municípios da Amazônia Legal brasileira aptos a participar do Selo UNICEF. A iniciativa busca estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Com a adesão ao Selo UNICEF, a gestão de Marcelo Pantoja reafirma seu compromisso com a promoção e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, buscando construir uma cidade mais justa, participativa e sustentável para as futuras gerações.
