Em clima de festa, Pedra Branca do Amapari se prepara para celebrar seu aniversário com uma corrida. O evento, que faz parte da programação oficial do aniversário do município, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, com largada às 6h em frente a entrada da cidade.
A corrida, com percurso de 5 km, promete ser um desafio emocionante para os participantes. "Será um dia de muita festa, esporte e confraternização", afirma a prefeita Beth Pelaes. "Esperamos a presença de todos para celebrarmos juntos o aniversário de nossa querida Pedra Branca do Amapari."
História
O município de Pedra Branca do Amapari foi criado em 1º de maio de 1992 e tem suas origens ligadas à exploração de ouro pelos samaracás, uma tribo primitiva da Guiana Francesa.
Mais recentemente, seu desenvolvimento esteve ligado à história de garimpagem no rio Cupixi e à ferrovia Santana/Serra. Outros aspectos ligados ao crescimento desse município situam-se na expansão de suas fronteiras agropecuárias e na própria ampliação da exploração mineral. Nesse aspecto, destaca-se o papel da Perimetral Norte, eixo de dinamização do município.
Geografia
Seus limites são Oiapoque a norte, Serra do Navio a leste, Porto Grande a sudeste, Mazagão a sul e Laranjal do Jari a oeste.
Principais atrações turísticas
Grandes áreas de florestas densas – todo o município tem como ambientação natural a floresta densa de terra firme.
Cachoeiras – várias cachoeiras pequenas deste município vêm sendo alternativas de aproveitamento ao lazer e entretenimento.
Serra de Tumucumaque – a porção mais a oeste do município abrange a Serra de Tumucumaque, que é um dos pontos mais altos do Estado.
Área indígena dos Waiãpi – totalmente demarcada, essa área indígena vem sendo objeto de grande atenção por organismos nacionais e estrangeiros que são ligados à proteção dos índios.
Comentários: