Com foco em aproximar a população do trabalho parlamentar, a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) promoveu uma série de ações inéditas durante a 54ª Expofeira do Amapá. O evento, considerado a maior vitrine de negócios da Amazônia, foi realizado de 30 de agosto a 9 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha.
Pela primeira vez, a Alap realizou uma Sessão Ordinária Especial dentro do evento e disponibilizou os serviços da Procuradoria Especial da Mulher durante a Expofeira.
A sessão foi marcada pela aprovação de leis voltadas ao fortalecimento do agronegócio, pela assinatura do convênio “Amapá Solar Servidor”, além de homenagens e discursos de autoridades.
Para a presidente da Alap, deputada Alliny Serrão (União Brasil), realizar uma sessão no evento reforça o compromisso do Parlamento com a escuta ativa da população. “A Assembleia tem o dever de estar próxima da sociedade, compreendendo suas demandas e propondo soluções. A pauta levada à Expofeira foi elaborada com foco no desenvolvimento do nosso Estado”, destacou a parlamentar.
Durante os dias de Expofeira, a Procuradoria prestou mais de 700 atendimentos, oferecendo apoio psicológico, social e jurídico, além de orientações e ações educativas.
A psicóloga Jairene Lima destacou o caráter acolhedor da iniciativa. “Utilizamos ferramentas como a Roleta da Violência, que ajuda as mulheres a reconhecerem situações de abuso de forma descontraída e educativa. Os atendimentos foram realizados em ambiente reservado, garantindo escuta e acolhimento”, explicou.
A visitante Janea Maria reforçou a importância do suporte oferecido. “Esse espaço de diálogo e acolhimento nos fortalece, pois nos sentimos amparadas”, afirmou.
Comentários: