Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 24 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Assembléia Legislativa AP

Parlamento Amazônico debate COP-30 e desenvolvimento sustentável em Macapá

O governador Clécio Luís defendeu que a conferência do clima seja usada para expor a “Amazônia real”

Parlamento Amazônico debate COP-30 e desenvolvimento sustentável em Macapá
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Assembleia Legislativa do Amapá recebeu, nesta quinta (18), a 3ª Reunião Ampliada do Parlamento Amazônico, com falas centradas nos preparativos para a COP-30, em Belém, e na necessidade de conciliar preservação ambiental com geração de emprego e renda na região. A pauta incluiu ainda propostas de turismo sustentável apresentadas pela Embratur.

O governador Clécio Luís defendeu que a conferência do clima seja usada para expor a “Amazônia real”, com alto índice de preservação, mas marcada por pobreza e baixa atividade produtiva. Ele afirmou que o Amapá mantém entre 95% e 97% da floresta nativa e cerca de 73,5% do território sob proteção legal, e sustentou que esse patrimônio “só se manterá” com segurança política, jurídica e ambiental para investimentos responsáveis. Clécio citou o novo Código Ambiental do Amapá e o zoneamento econômico-ecológico como bases para destravar projetos.

Em sua fala, Clécio também destacou o papel do senador Davi Alcolumbre (União-AP) na articulação política em Brasília. Segundo ele, a atuação do parlamentar tem sido decisiva para garantir visibilidade ao Amapá e abrir espaço para que o Estado apresente suas propostas no debate nacional sobre a Amazônia.

A sessão foi conduzida pela deputada Edna Auzier (PSD-AP), secretária-geral do colegiado. Em sua fala, ela ressaltou a necessidade de união dos estados amazônicos diante das pressões internacionais e das desigualdades sociais internas. “O Parlamento Amazônico é um espaço de convergência. Só com voz unificada teremos força para defender nossa população e mostrar que desenvolvimento sustentável precisa incluir quem mora na região”, afirmou.

Ao final, os participantes defenderam que a COP-30 deve ser um marco para fortalecer a preservação da floresta e, ao mesmo tempo, ampliar investimentos que melhorem as condições de vida das populações da Amazônia.

Publicidade

Leia Também:

Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Dos Municípios Ap Online
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR