Jornal Dos Municípios

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025

Notícias/Assembléia Legislativa AP

Alap sedia o terceiro encontro do colegiado do Parlamento Amazônico 2025

A Alap levará ao encontro legislações e experiências de referência, como o Código Ambiental do Amapá e programas de preservação

Alap sedia o terceiro encontro do colegiado do Parlamento Amazônico 2025
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), presidida pela deputada Alliny Serrão (União Brasil), sediará a 3ª Reunião Ampliada de 2025 do Parlamento Amazônico. O evento acontecerá na manhã desta quinta-feira (18), no plenário Deputado Dalto Martins, a partir das 10h, e contará com a presença de parlamentares dos nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). O objetivo do encontro é unir forças políticas entre os estados para solucionar problemas comuns à região.

O Amapá se destaca na diretoria do Parlamento Amazônico, com o deputado Jory Oeiras (vice-presidente) e a deputada Edna Auzier — secretária-geral e primeira mulher a presidir a entidade (2021/2022).

Durante a reunião, serão debatidos três grandes eixos. O primeiro, Amazônia Legal, trará temas como integração dos estados, regularização fundiária, proteção às comunidades tradicionais, infraestrutura e combate a ilícitos ambientais. O segundo eixo, a COP 30, que acontecerá em novembro deste ano, em Belém (PA), abordará o fortalecimento da bioeconomia, propostas conjuntas e a visibilidade internacional de projetos sustentáveis. Já o terceiro eixo discutirá a exploração do petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas, com foco no potencial econômico, geração de empregos e investimentos para a região.

A Alap levará ao encontro legislações e experiências de referência, como o Código Ambiental do Amapá e programas de preservação, entre eles Água na Escola e Vida no Bailique, de autoria da deputada Alliny Serrão. Também serão apresentados projetos de energia limpa, incluindo sistemas solares e fotovoltaicos em instituições sociais, além do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), aprovado recentemente e considerado um marco no planejamento estratégico estadual.

De acordo com a presidente da Casa, “essas iniciativas fortalecem o equilíbrio entre crescimento econômico e preservação ambiental, atraem investimentos e garantem segurança jurídica”.

O gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, fará uma palestra virtual sobre os investimentos da instituição nos estados da Amazônia Legal. Em seguida, o governador do Estado, Clécio Luís, falará sobre a participação do Amapá na COP 30. Encerrando o ciclo de palestras, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, abordará a exploração de petróleo na Foz do Amazonas.

Comentários:
Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )