Entre os dias 27 e 30 de julho de 2025, Salvador sediou o 20º Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), reunindo mais de 3 mil participantes de todo o Brasil. O evento teve como tema central “Plano Decenal de Educação: política de Estado para garantir o direito à educação” e ocorreu no Centro de Convenções da capital baiana.
Representando o município de Mazagão, a Secretária Adjunta de Educação, Dra. Vone dos Anjos, participou do fórum acompanhada pelo professor Paulo Pinto, presidente do Conselho Municipal de Educação. Juntos, eles integraram a delegação amapaense, destacando o compromisso de Mazagão com o aprimoramento das políticas educacionais.
Durante os quatro dias de programação, foram realizadas conferências, mesas-redondas, salas temáticas e exposições de iniciativas de parceiros institucionais e empresas credenciadas. Os debates abordaram temas como educação infantil, alfabetização, financiamento da educação, valorização dos profissionais da educação, equidade e inclusão, educação em tempo integral, monitoramento dos Planos Municipais de Educação, pacto federativo e regime de colaboração.
A participação da equipe de Mazagão no fórum reforça o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas educacionais. Além disso, evidencia a colaboração entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil na construção de uma educação pública de qualidade.
A presença de Mazagão no 20º Fórum Nacional da UNDIME é um reflexo do empenho da gestão municipal em promover uma educação que atenda às necessidades de todos os estudantes, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região.
