Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Monday, 17 de June de 2024
MENU

Calçoene

Calçoene pioneiro: município se prepara para utilizar novo medicamento contra a malária

Calçoene será o primeiro município do Amapá a utilizar a Tafenoquina no tratamento da malária por P. vivax.

Publicidade
Imagem de capa
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na terça-feira (14), o coordenador de Vigilância em Saúde de Calçoene, Augusto Alves, e o Apoiador Municipal da Malária, Manoel Cruz, participaram em Macapá, no Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen/AP), de uma capacitação sobre o teste de G6PD (Glicose-6-Fosfato Desidrogenase). A enzima é essencial para determinar o uso ou não do medicamento Tafenoquina, que está em fase de implantação no tratamento da malária causada pelo Plasmodium vivax.

O evento, promovido pela Coordenação de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde, em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) e o Lacen/AP, reuniu profissionais de saúde de diversos municípios do estado para capacitação sobre o teste de G6PD e o uso da Tafenoquina.

A Tafenoquina é um novo medicamento que apresenta alta eficácia contra a fase hepática da malária por P. vivax, forma da doença que pode causar recaídas e contribuir para a transmissão da doença. O medicamento é uma importante ferramenta no combate à malária, especialmente em regiões com alta prevalência da doença, como Calçoene.

 

Calçoene na vanguarda do combate à malária

Calçoene será o primeiro município do Amapá a utilizar a Tafenoquina no tratamento da malária por P. vivax. A escolha do município se deve ao seu alto índice de casos da doença e ao compromisso da gestão municipal com a eliminação da malária.

A capacitação dos profissionais de saúde de Calçoene é fundamental para garantir o uso correto da Tafenoquina e o sucesso do tratamento da malária no município. O teste de G6PD é essencial para identificar pacientes que não podem utilizar o medicamento, evitando possíveis efeitos adversos.

Comentários:

Veja mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )