O Amapá se destaca como o estado mais competitivo do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2023, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o IBGE e divulgado nesta sexta-feira (26).
Esse resultado consolida o estado como um polo promissor para investimentos e negócios, além de evidenciar o compromisso do governo do Amapá com o desenvolvimento socioeconômico sustentável e o bem-estar da população.
De acordo com o economista e vice-governador do Amapá, Teles Júnior, o ranking leva em consideração empresas que empregam no mínimo 10 pessoas e que apresentaram um crescimento superior a 20% no número de funcionários nos últimos três anos.
Nesse quesito, o Amapá se destaca com o maior percentual de empresas de alto crescimento entre todos os estados brasileiros, alcançando 2,6%. Esse índice, segundo Teles Júnior, é resultado direto das políticas públicas implementadas pelo governo do estado nos últimos anos para estimular o empreendedorismo e a diversificação da matriz econômica.
"Isso é resultado daquilo que o governo vem fazendo nos últimos anos, no sentido de estimular o crescimento das empresas aqui no Estado. Programas como o Selo Amapá e a agenda das startups são alguns exemplos das iniciativas que têm impulsionado o surgimento e o fortalecimento de novos negócios no Amapá. Essas ações, somadas ao ambiente de negócios favorável, à infraestrutura de qualidade e ao capital humano qualificado, criam um cenário propício para o investimento e o desenvolvimento empresarial no estado”, explica o vice-governador.
O objetivo do governo do Amapá é fazer com que o estado se torne cada vez mais autossuficiente, produzindo internamente aquilo que hoje é importado de outras regiões. "A nossa proposta é fazer com que Amapá possa produzir internamente aquilo que muitas vezes compreende outros estados, abrindo mais oportunidades", afirma Teles Júnior.
Para o Gerente de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), Lucas Cepeda, a competitividade nada mais é do que a capacidade do Estado de cumprir sua missão de prover o bem-estar da população.
“O governo mais competitivo é aquele que busca a excelência na prestação de serviços públicos, atraindo empresas, trabalhadores e estudantes para crescerem junto com o estado. O ranking de competitividade dos estados funciona como um raio-x completo dos 27 entes federativos, disponibilizando dados de forma aberta e gratuita para auxiliar na atuação de líderes públicos. Atualmente, 24 estados já utilizam o ranking para formular políticas públicas e direcionar investimentos", destacou.
Comentários: