Jornal Dos Municípios

MENU

Colunas / Geral

TRABALHADORES DA CULTURA: uma cartografia de talentos do Amapá (Parte 1)

COLUNA OPINIÃO CULTURAL

402
TRABALHADORES DA CULTURA: uma cartografia de talentos do Amapá (Parte 1)
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

COLUNA OPINIÃO CULTURAL

TRABALHADORES DA CULTURA: uma cartografia de talentos do Amapá (Parte 1)

 

 

Publicidade

Leia Também:

É com o trabalho que ganhamos nosso pão de cada dia e também ajudamos a construir um mundo melhor. O Estado do Amapá fica localizado na região norte, na Amazônia. Nosso lugar é de uma potência cultural enorme. E trabalhar mostrando esse potencial é desafiador e simplesmente maravilhoso. Desafiador, pois estamos na periferia do Brasil, mas somos criativos e talentosos. Maravilhoso, porque nós ajudamos a mostrar ao resto do mundo, que o “lugar da chuva” (Amapá em tupi), é também o lugar de trabalhadores da cultura.

Eu selecionei alguns que eu admiro para homenagear durante o mês de maio. Não caberia aqui, todo o talento dos trabalhadores da cultura de nosso Estado, mas quero trazer a minha cartografia desses colegas de trabalho. Por hoje, vamos conhecer um pouco mais de:

JOSIMAR BARROS é produtor cultural, diretor de arte, cenotécnico, artista visual e designer e mais de 3 décadas dedicada a arte. Como empreendedor cultural, fundou a microempresa Duas Telas Produções que se volta exclusivamente para atividades da cadeia da economia criativa. Recentemente compuseram a programação da Expo Favela em São Paulo, como o único empreendimento do Amapá aprovado no edital da Feira. Para ele, a oportunidade de ser somente contemplado para estar em um ambiente de troca de conhecimentos já é um ganho imensurável para quem deseja ampliar o campo de visão sobre seu negócio. E ter ainda a possibilidade de apoio técnico e financeiro gera um sentimento de que somos fortes e bons no que fazemos, especialmente com uma seleção tão criteriosa para definir que teria aporte para estar em São Paulo participando desse grandioso evento de micro empreendedores!

 

ROMÁRIO: é produtor cultural, e começou sua vida artística no ano de 1994, quando participava do grupo de jovens da Igreja São João Apostolo da paróquia Nossa Senhora de Fátima no município de Santana. Em 1999, no município de Porto Grande, realizou 1º festival ARTE VIVA. Hoje, trabalha com teatro, mas atua na cultura popular, folguedos juninos, carnaval, folclore, teatro, música, cinema, culinária e artes integradas. Hoje realiza os projetos de difusão e acessibilidade cultural no ponto de cultura Encanto dos Alagados, criado em 2010, no centro de experimentação artístico e cultural Encanto dos Alagados, que também é também ponto de leitura.

PAULO ALFAIA: Paulo Alfaia é membro-fundador do Movimento Cultural Desclassificáveis, que surgiu em 2008 e vem buscando aperfeiçoar seu fazer artístico com formação continuada. A partir de 2016, o grupo coordena uma ocupação artística no Barracão da Tia Gertrudes, uma casa tradicional do marabaixo, e ali promove várias atividades formativas e culturais voltadas para a comunidade. No Barracão, também acontecem os cabarés mensais, pautados por temas de interesse comunitário como o orgulho da identidade negra e da diversidade e de aglutinação de diversas manifestações artísticas e de resistência.

As fotografias são do acervo pessoal dos artistas e foram gentilmente cedidas para essa edição da coluna.

Créditos (Imagem de capa): acervo pessoal dos artistas

Comentários:

Carla Nobre

Publicado por:

Carla Nobre

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )