Coluna Saúde Tucuju
Por Ulisses Gomes Guimarães
Quais os efeitos da alimentação na saúde bucal?
Você certamente já ouviu do seu dentista, ou nutricionista, que os alimentos interferem na saúde dos dentes e das gengivas, certo? Algumas doenças dentárias, por exemplo, estão diretamente relacionadas ao consumo alimentar. Para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, listamos os principais tipos de alimentos e quais seus efeitos na saúde bucal. Assim você poderá rever seus hábitos alimentares e adequá-los para manter o sorriso sempre bonito e saudável.
Alimentos cariogênicos
De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), os hábitos alimentares dos brasileiros mudaram de forma negativa nas últimas décadas. Passamos a consumir mais produtos sólidos e bebidas com grande quantidade de açúcar, gordura e sal. Esses alimentos, que contribuem diretamente para a formação de cáries, são chamados de cariogênicos. Além de conter carboidratos fermentáveis, eles são capazes de reduzir o pH salivar – o que também estimula a formação de cáries. Pertencem a esse grupo: doces, bolachas, salgadinhos, pães, sucos de frutas, refrigerantes chocolate (tipo Nescau), "milk-shake", iogurte de frutas, chá / café / leite com açúcar. frutas caramelizadas, Carnes com temperos adocicados, com cremes, molhos, etc
Alimentos cariostáticos
Já os alimentos cariostáticos não contribuem com a formação de cáries, pois não são fermentáveis pelas bactérias. Nessa categoria se encaixam os mais diversos vegetais e proteínas. E não podemos nos esquecer da água, que auxilia na limpeza da boca e contribui para um hálito saudável.
Alimentos anticariogênicos
Quando consumidos primeiro, os alimentos anticariogênicos impedem a placa de reconhecer qualquer alimento acidogênico, causador da erosão dentária. Alguns adoçantes e queijos, por exemplo, ajudam a aumentar o pH. Os queijos nos levam a produzir mais saliva na boca, o que ajuda a limpar os alimentos e reduzir a quantidade de açúcar presente pela fermentação e produção de ácido pelas bactérias da boca. A saliva também ajuda a neutralizar o ácido que é formado e pode ajudar a inibir a ação da placa bacteriana, ajudando a reduzir a produção de ácidos e os danos; - Assim como no caso do leite, a caseína presente no queijo ajuda a proteger o esmalte dentário formando um filme fino na superfície do dente, que previne contra danos. Desta forma, estimular as pessoas a consumirem queijos nas refeições, entre elas ou depois delas, bem como depois do consumo de bebidas com açúcar/lanches pode ajudar a prevenir a ocorrência de cárie dental.
Já a goma de mascar (sem açúcar) estimula o fluxo salivar e, consequentemente, reduz os riscos de desenvolvimento de cáries. É importante ressaltar também que a ingestão de alimentos ácidos pode estimular o surgimento de aftas.
O aconselhamento dietético é fundamental para a manutenção da saúde bucal, visto que os hábitos dietéticos adquiridos na infância formam a base para o futuro padrão alimentar. Em uma reeducação alimentar deve-se levar em conta, porém, a realidade em que o indivíduo vive, tendo como objetivo central a utilização racional de açúcar.
Agora você já conhece as consequências do consumo de cada tipo de alimento. Para manter a saúde bucal em dia, fale com seu dentista e reveja alguns hábitos. Afinal, o sorriso é o seu cartão de visitas.
Comentários: