Jornal Dos Municípios

Segunda-feira, 16 de Junho de 2025

Colunas/Geral

PSICOLOGIA EM CASA

AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) COMO FERRAMENTA DE ENSINO

PSICOLOGIA EM CASA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIO OU POSSIBILIDADE?  PARTE II

 

Maria Graciete Moreira

Leia Também:

 

2.1 AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (NTICS) COMO FERRAMENTA DE ENSINO

 Após declarada a emergência em saúde pública no Brasil, ocasionada pela pandemia da Covid-19, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) instituiu o Comitê Operativo de Emergência – COE. A partir de então, foram publicadas a Portaria nº 343/2020 e a Medida Provisória nº 934/2020 que normatizam a substituição das aulas presenciais nas instituições de ensino do país por aulas em meios digitais, com exceção para estágios, práticas de laboratório e, para os cursos de Medicina. E, ainda, a flexibilização dos dias letivos, desde que mantida a carga horaria mínima dos cursos (BRASIL, 2020).

É importante ressaltar que, no Brasil, o Ensino Superior tem passado por inúmeras transformações nas maneiras de ensino e aprendizagem, sendo primordiais para manutenção da qualidade de ensino e renovação das formas de promover educação. Diante deste cenário, as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) estão inseridas no ensino remoto e a Educação a Distância (EAD) e, conforme Vieira e Teo (2018), são instrumentos favoráveis abrindo espaço para a reflexão sobre o papel que as mídias têm desempenhado na contemporaneidade, e na formação dos sujeitos, ou seja, dos futuros profissionais.

5 O ensino remoto é proporcionado por videoconferência com recursos visuais e de áudio em tempo real, com as mesmas disciplinas, professores e horários, continuando assim a interação síncrona entre aluno e professor, com os planos de ensino e materiais didáticos personalizados por cada docente. Em contrapartida, o ensino EAD possui um método específico e padronizado, no qual acontecem vídeo aulas gravadas, possibilitando aos discentes uma maior flexibilização de horário para estudo (ALONSO; SILVA, 2018).

Independentemente de serem ofertados através do modelo síncrono ou assíncrono, nessas possibilidades virtuais de educação as aulas e os conteúdos ficam disponíveis nas plataformas digitais, podendo o acadêmico revisar a explicação do professor(a) e esclarecer possíveis dúvidas. Segundo Barbosa, Viegas e Batista (2020), tal recurso, viabiliza esse processo educacional remoto e potencializa o método de ensino aprendizado ampliando o contato do acadêmico com o mediador para debater e discutir sobre temáticas pré-estabelecidas. Para Cordeiro (2020), a utilização das tecnologias constitui em metodologias ativas favorecendo o processo de ensino e aprendizagem de maneira mais eficaz e autônoma, com foco no desenvolvimento humano em todas as suas vertentes e voltadas principalmente para a realidade na qual vivenciamos.

Nesta perspectiva, Filatro e Cavalcanti (2019) ressaltam que, tanto acadêmicos quanto professores deixam o papel passivo e de meros transmissores e receptores de informação, características estas de uma educação conservadora, para assumir um papel ativo e de protagonistas da própria aprendizagem. Pimentel (2017, p. 31) considera que “sendo o aluno o centro de todo o processo educativo, ao estudar e aprender a distância, terá que percorrer a maior parte do processo de forma autônoma e independente”, logo, cabe ao planejamento pedagógico e às metodologias de ensino empregadas a função de estimular e desenvolver a autonomia do acadêmico. Este aspecto de ação e interação é o ponto fundamental do método ativo, que coloca o aluno em um papel central no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o discente sai de uma relação vertical, para uma horizontal, na qual o conhecimento não se restringe apenas ao professor. Essa estrutura gera um dinamismo nas relações de ensino, trazendo à tona a relevância da discussão e problematização da realidade, com destaque ao papel centralizado do discente (MACEDO et al., 2018).

Tais assertivas evidenciam o quanto que o ensino e o mercado digital estão em ascensão. No entanto, Sousa e Coimbra (2020) alertam que, estas ferramentas 6 promovem o esvaziamento do papel do professor e do ato de ensinar e, consequentemente, a substituição da mão de obra do professor pelas tecnologias, concorrendo para a redução dos custos da atividade educacional e aquecendo o mercado de insumos tecnológicos. Nota-se a tendência de que, gradativamente, as funções intelectuais atribuídas ao professor no processo educacional são simplificadas e transferidas para as plataformas de ensino, gerando uma precarização e, consequentemente, a desvalorização mais acentuada da ação docente.

Portanto, apesar de as instituições de ensino terem se mobilizado e, muitas vezes, não terem medido esforços para promover o sucesso das ações pedagógicas no ambiente virtual observa-se que, conforme os achados de Nhantumbo (2020), essa mudança abrupta trouxe também obstáculos a serem enfrentados. Dentre eles, nota-se, desde aspectos voltados à qualificação docente para o uso das ferramentas tecnológicas, até à disponibilidade de infraestrutura e equipamentos que atendam às necessidades dos próprios acadêmicos.

Comentários:
Maria Graciete

Publicado por:

Maria Graciete

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )