O "O Boêmio e a Poesia" foi lançado em meados de dezembro do ano passado, no Farofa Tropical, em Macapa. É mais uma ação cultural do Quarta de Arte da Pleta e do Coletivo Juremas.
Trata-se de um projeto protagonizado pelo escritor, músico e compositor Fernando Canto.
Na primeira edição, o cantor Nivito Guedes foi o convidado e apresentou suas composições em parceria com Fernando Canto e os dois comentaram sobre seus processos criativos.
Fernando distribuiu autógrafos e simpatia aos fãs durante o evento.
Para Andreia Lopes, organizadora da ação "A ideia é o resgate histórico das parcerias musicais de Fernando Canto e de seu convidado, de forma bem descontraida e emocionante. Vamos passear pela vida desses desses artístistas". A pretensão é que o projeto aconteça uma vez por mês, de forma itinerante, ocupando espaços com potencial para receber música e poesia. Andreia ainda ressalta que um vídeo documentário será o produto final do projeto que se encerra em maio deste ano.
Fernando Canto é o homenageado deste projeto. Ele é paraense, da cidade de Óbidos e mora em Macapá desde a infância. É escritor, com 18 livros publicados.
É cronista e compositor. Um dos fundadores do Grupo Pilão (tradicional grupo de música amapaense). Sociólogo por formação e doutor em sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Na música, Fernando Canto tem parceria com vários artistas do Amapá.
O convidado Nivito Guede é cantor e compositor amapaense, autodidata em violão. Possui composições solo gravadas em cds e em coletâneas de músicas, além de canções gravadas por outros intérpretes. Seu show autoral traz uma pluralidade de estilos e diversidade de ritmos.
A próxima edição do projeto acontece no fim da semana que vem tendo como convidado o cantor e compositor amapaense, Osmar Junior.
Realização: Quarta de Artes da Pleta e Coletivo Juremas com apoio de O Blog da Mary.
Fotos: Flávia, Jorge Herbert e Nathan
Mary Paes
Assessoria de Imprensa
(96)98138-5712
Comentários: