Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Terça-feira, 17 de Setembro de 2024

Colunas/Geral

HAYAM CHANDRA: mãe e artista que eu amo e admiro

COLUNA OPINIÃO CULTURAL - CARLA NOBRE

HAYAM CHANDRA: mãe e artista que eu amo e admiro
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

HAYAM CHANDRA: mãe e artista que eu amo e admiro

Ser mãe já é uma dedicação enorme. E ser mãe e fazer arte é quase uma loucura. Eu ainda não sei como, mas a gente consegue encarar. Hoje eu trago um pouco de Hayam Chandra, filha e mãe de Andreia Lopes. Uma filha que admiro demais e uma mãe que me ensina muito. Jovem e madura, Hayam ocupa uma espaço importante na cultura local e na vida dos seus filhos.

 

Leia Também:

Hayam é um misto de menina e mulher que muitas vezes comanda a todas nós. Uma talentosa artista do Amapá. Uma mãe dedicada e que consegue fazer cultura nesse mundo atribulado que vivemos. Ela atua há 18 anos profissionalmente como atriz, poeta e bailarina. Fundou, em 2004, o grupo de teatro, dança e poesia Boca Miúda na cidade de Belém do Pará, com o objetivo de desenvolver projetos de saraus e espetáculos poéticos promovendo a arte do livro e leitura.

 No ano de 2006 Hayam e sua mãe, Andreia Lopes, retornam para Macapá onde continuam disseminado a arte da literatura com pequenos espetáculos poéticos em saraus da cidade. Em 2007 Hayam Chandra e Andreia Lopes se aventuram em Barcelona (Espanha), a atriz, poeta e bailarina desenvolve projetos de teatro, dança e saraus para promover a cultura Amazônica-Brasileira.

Em 2008, retorna ao Brasil e conhece o jovem diretor Anderson D’Kassio da Cia. Supernova de Teatro Experimental onde tem o privilégio de participar dos espetáculos: “Via Sacra das Águas”, “Cerejas Amargas”, “Ensaio ou Saio” além de oficinas e leituras dramáticas do SESC-AP. Em 2009, Hayam Chandra junto com Adriana Abreu e Andreia Lopes  fundam o  “Tatamirô” grupo de poesia, criando espetáculos poéticos e intervenções literárias como “Além do Lalalá com o Blábláblá”, “Vozes da floresta”, “Fogo e Água” participando de diversos evento na cidade de Macapá e fora do estado em feiras literárias.

Atualmente mora em Macapá-AP é integrante da Cia. Supernova de Teatro Experimental, Grupo de Teatro, Dança e poesia Boca miúda, Cia. de Arte, Dança Joanna de Angelis e Tatamirô Grupo de poesia participando de diversos espetáculos de teatro, dança e literatura. Além de ser Professora de teatro e Dança formada pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O trabalho de Hayam Chandra tem dentro de seus objetivos fortalecerem os princípios de democratização da cultura, descentralização cultural, além de promover o intercâmbio entre objeto artístico e comunidade em geral, facilitando o acesso ao produto artístico, através de ações que buscam oportunizar os indivíduos que ainda não conhecem a arte, aproximando o espetáculo da população. A artista acredita numa sociedade capaz de se estabelecer enquanto grupos sociais fortes, que dinamiza a cultura e a convivência de uma nação.

As fotografias são do acervo pessoal da artista e foram gentilmente cedidas para essa edição da coluna.

Comentários:
Carla Nobre

Publicado por:

Carla Nobre

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!