FOTOGRAFAR E OBSERVAR PÁSSAROS: A MAGIA DE UM TURISMO EM EXPANSÃO
Os Fotógrafos Aluízio Cardoso e Eude Rocha, juntamente com o Artista Plástico José Borges, aproveitaram a semana de carnaval e fizeram uma viagem incrível, até a foz do rio Araguari, chegando na fazenda São Paulo, um local de paisagem singular, que faz um convite para fotografar. Na região há diversas espécies de pássaros, com uma vegetação de campos, própria para a criação de búfalos. E na paisagem uma mistura de guarás, colhereiros, biguá, marrecas, araras, papagaios, gaviões, curicaca, cabeça seca, unicórnio da Amazônia e outras espécies, formando um grande santuário dos mais diversos pássaros.
Para Chegar até esse santuário de pássaros os viajantes seguiram pela BR AP 70 até o Município de Cutias do Araguari e lá pegaram uma voadeira e navegaram em torno de duas horas pelo majestoso rio Araguari, no caminho já foram curtindo a paisagem exuberante. De voadeira foram 2h20h até a fazenda São Paulo, onde encontraram uma vegetação bem preservada com ilhas de matas o que explica o motivo dos pássaros procurem esses locais para fazer seus dormitórios, com alimentação farta, própria para formar ninhais e para procriação.
Nos dias que tiveram na região fizeram o registro fotográfico de diversas espécies de pássaros, mais o que chamou mais atenção foi a grande quantidade de guarás, colorindo a paisagem, uma mistura de campo verde com o vermelho vivo da plumagem da espécie. E de repente começavam a se deslocar, passando por árvores sem folhagem, escolhiam pousar, parecendo um fruto maduro, formando uma aquarela de cores, deixando o observador maravilhado com tanta beleza.
O Turismo de Observação de Aves já vem sendo explorado por alguns Fotógrafos de natureza, Biólogos e Pesquisadores que estudam as espécies. No Amapá ainda é uma área em crescimento, que pode ter mais apoio dos Gestores Municipais, com capacitação de Guias, Pilotos de lancha e ainda estimular a rede de hotéis, gerando emprego na Região. O Estado do Amapá é propício para esse tipo de atividade, beleza natural tem, áreas preservadas tem, juntamente com a rica biodiversidade. Várias espécies de pássaros vivem ou migram para a região em busca de uma proteção que só encontram no nosso Estado. Esse tipo turismo tem um investimento alto considerando o valor dos equipamentos que são utilizados, mas quem o pratica só quer o acesso e uma viagem tranquila para exercitar o que mais amam fazer que é fotografar e observar nossas lindas paisagens e captar a imagem da diversidade de aves.
O Fotógrafo Aluízio Cardoso disse que: “A ideia dessa viagem para a região do Rio Araguari surgiu em uma exposição que aconteceu no Garden shopping, promovida pela Galeria Sumaúma. Convidamos outros fotógrafos e artistas, mais só eu, Eude Rocha e o Artista plástico José Borges realizamos a expedição. Esse tipo de viagem tem custo alto mais o resultado é satisfatório, vamos até a fonte em busca de belas imagens que mostram o futuro próximo em outras amostras, o nosso público merece conhecer esses santuários de espécie, através de uma fotografia ou um quadro pintado à mão. O nosso estado tem lugares lindos e maravilhosos e não sabemos até quando suportará a interferência do homem. E o baixo Araguari tem diversas espécies de pássaros que durante o ano buscam sua alimentação e sua procriação, queremos chamar atenção para preservação do meio ambiente para que futuras gerações possam conhecer esses lugares.” Finalizou Aluízio.
Os fotógrafos de natureza Aluízio Cardoso e Eude Rocha criaram um canal no Youtube, denominado “É Nós na Amazônia”, onde mostram os bastidores e as dificuldades para chegar até essas localidades para registrar lindas imagens. já foram em diversos Municípios fazendo esse trabalho, pretendem chegar em todos Municípios do Amapá, em breve. Se você deseja uma imagem de paisagem de natureza que seja especial e feita com muito amor, então faça o seu pedido e será atendido com quadros lindos, do tamanho que desejar. Pode ainda pedir a sua foto predileta na caneca e aí vai estar prestigiando dois fotógrafos de natureza que amam o que fazem e ajudam com seu trabalho, a preservar a Amazônia.
Comentários: