COLUNA OPINIÃO CULTURAL
Por Mary Paes
Evento "Uma Barca para o Círio de Nazaré" homenageou festividade católica, em Macapá
O poeta, cantor e compositor Ricardo Iraguany, autor do projeto Uma Barca para o Cirio, realizou na noite de quinta-feira (29), a 10ª edição do evento, que reuniu músicos e poetas no Calçadão Lacerda, em Macapá.
Estiveram no palco, os músicos Enrico Di Miceli, Joãozinho Gomes, Val Milhomem, Peterson Assis, Mário Mano, Edu Gomes, Ládio Gomes, Wendel Cordeiro, Coletivo Juremas, Mário Salles, Renato Gemaque, Laura do Marabaixo e o Movimento Cultural Ancestrais.
Ricardo Iraguany agradeceu aos amigos artistas que se apresentaram e ao público que lotou a esquina da Rua São José com a Avenida Rio Javari. Iraguany deixou uma mensagem de esperança e fé para os dias que virão. Ele também fez questão de agradecer à imprensa que ajudou na divulgação do projeto.
As músicas autorais foram o ponto alto do evento, mostrando a potência dos artistas do Amapá. Ricardo Iraguany é um fervoroso incentivador dessa ideia, motivando novos talentos a seguirem na arte para a qual se dedicam.
Sobre o Ricardo Iraguany:
É cantor, poeta e compositor desde os 10 anos de idade. Participou de vários festivais de música e poesia por todo o Brasil. Tem parcerias com Enrico Di Miceli, Joãozinho Gomes, Gerinaldo Pinheiro, Peterson Assis, Beto Oscar, Helder Brandão, Roni Moraes, entre outros. Possui canções gravadas por Oneide Bastos, Naldo Maranhão Claudete Moreira, Maria Eli, Nel Pureza.
Iraguany participou da coletânea de poemas Poetas na Linha Imaginária e do livro Então foi Assim, do escritor e radialista Rui Godinho. Ele também é coordenador do grupo Banzeiro do Brilho de Fogo e conduz o projeto Barca Do Iraguany, que traz como atividade principal a Barca do Círio de Nazaré, cujo projeto está completando 10 anos de atividades.
Sobre o projeto Uma Barca para o Círio
A iniciativa surgiu em 2012 com o intuito de reunir diversos segmentos da arte numa saudação à chegada do Círio. O evento ocorre sempre no fim de semana que antecede a procissão da festividade católica e homenageia a arte e a cultura nesse acontecimento tão simbólico para o povo macapaense.
Em 10 anos de existência, o projeto foi realizado em diversos locais da cidade de Macapá, como Praça Floriano Peixoto, Bar do Nego , Bar do Vila e Quilombo Sankofa.
O Show foi uma realização da Barca do Iraguany com o apoio do Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AP), do Coletivo Juremas, Quarta de Artes da Pleta, Farofa Tropical Gastrobar e o Blog da Mary.
Produção: Andreia Lopes (Quarta de Artes da Pleta).
Saiba mais sobre o artista em seu perfil no instagram @barcadoiraguany
Comentários: