Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Terça-feira, 17 de Setembro de 2024

Colunas/Geral

COLUNA SAÚDE TUCUJU

Elucidando as dúvidas sobre tratamento de “Canal”, procedimento seguro e eficiente.

COLUNA SAÚDE TUCUJU
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

COLUNA SAÚDE TUCUJU

Elucidando as dúvidas sobre tratamento de “Canal”, procedimento seguro e eficiente.

Leia Também:

Os dentes são estruturas duras que em seu interior possuem o que chamamos de canais radiculares. Preenchendo este canal, temos a polpa dentária (parte vital), composta por nervos e vasos sanguíneos que auxiliam no crescimento e desenvolvimento do dente.

O tratamento endodôntico (canal) consiste na remoção da polpa dentária devido a uma infecção, trauma ou necrose (morte). Após sua remoção o canal é limpo e preenchido para que este espaço fique fechado.

Como pode acontecer?

 

Através das cáries, rachaduras ou falhas as bactérias podem penetrar no interior do dente e atingir sua polpa, infectando-o. Pode-se sentir dor ou não. Em casos de abscessos, a infecção pode causar dor e/ou inchaço. Com o auxílio do RX dentário e outras avaliações o cirurgião pode detectar a necessidade de realizar o canal, o qual se não for tratado corretamente pode trazer sérios problemas a saúde bucal. O próprio dentista pode fazer o procedimento ou indicar a um endodontista, dentista especialista em “canais” e no caso de crianças pode ser indicado um odontopediatra, especialista na área infantil.

O procedimento do “canal” dói?

 

Todo tratamento desde a primeira sessão é feito com anestesia local, ou seja, não se sente dor devido a uma boa analgesia. Quando se trata de casos de abscessos com dor, ou outra intercorrências que possam dificultar a anestesia o Cirurgião Dentista avalia a necessidade de medicamentos orais para diminuir a infecção e proporcionar mais tranqüilidade na sessão do tratamento.

E o tempo de duração para finalizar o “canal”?

 

Cada caso é específico e único, pode-se concluir o “canal” em uma sessão ou devido à infecção necessitar a troca de medicamentos internos no dente e assim ter mais de um retorno ao consultório para finalizar. Ao término do tratamento pode-se sentir o dente ou região ainda doloridos, porém não costuma ser caso de grandes dores e inchaço, se isto acontecer o correto é procurar o dentista e informá-lo dos sintomas.

Para alguns raros casos há a necessidade de retratamento do canal, onde o dentista retirará todo material de preenchimento anterior, limpará o canal novamente e obturará mais uma vez o conduto radicular.

Após o tratamento endodôntico é necessária a realização do tratamento restaurador, ou seja, deixar o dente em condições mais próximas possíveis do seu formato original e melhorar a condição mastigatória. A avaliação sobre o tipo de restauração dependerá da quantidade de dente saudável e forte que restar após o tratamento do “canal”. Se este dente tiver perdido partes grandes devido à cárie ou quebra, talvez seja indicado um pino e uma coroa para garantir durabilidade do tratamento e para o dente poder suportar as forças mastigatórias e não venha a se quebrar.

Muito importante lembrar…

 

O tratamento de canal não protege o dente de outros danos, sendo assim, deve-se manter total cuidado com a escovação e acompanhamento com o cirurgião dentista para que ele e os demais dentes se mantenham saudáveis e seguros.

O tratamento do “canal” é algo muito simples e não deve ser tão temido como muitos pensam, o melhor é evitar que aconteça cuidando sempre bem dos dentes, mas no caso de indicação para isso, pode ficar despreocupado porque é muito tranqüilo este procedimento. Para evitar surpresas e indicação de tratamento endodôntico, consulte regularmente com Cirurgião Dentista e nos primeiros sintomas de desconforto dentário, busque de forma imediata ajuda profissional.

 

Comentários:
Ulisses Gomes Guimarães Neto

Publicado por:

Ulisses Gomes Guimarães Neto

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!