Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024

Colunas/Geral

 COLUNA OPINIÃO CULTURAL

II Festival In Solos Tucujus acontece em Macapá

 COLUNA OPINIÃO CULTURAL
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

 COLUNA OPINIÃO CULTURAL

II Festival In Solos Tucujus acontece em Macapá

A segunda edição do Festival In Solos Tucujus acontece de 21 a 26 de novembro na capital e reúne cerca de 50 atores em palco, além da equipe de produção e apoio.   São 18 atrações, sendo duas delas, de fora do estado.

Leia Também:

A mostra principal é composta por artistas locais e nacionais que foram convidados pelo curador do festival Jhou Santos. Representando a cena amapaense, Lorrana Maciel com o solo teatral "a noite dos cavalos", Cia “O Ninho” com Dom Beto apresentando o número de trapézio Esperança e Catherine Abacathe com o número de tecido acrobático “A História de um amor”. Representando a cena da Amazônia, o espetáculo de palhaçaria “O Sarau do Feupuudo” de Marcos Efraim (Manaus/AM) e representando a cena nacional de teatro, Guido Campos de Goiânia (GO),  com o espetáculo solo “BOI” o segundo da sua trilogia “Sertão”.

Excetuando as apresentações dos artistas convidados para a mostra principal, o evento conta com uma mostra competitiva de números circenses, voltada para a participação de artistas locais e atividades formativas como  oficinas, mesas redondas e rodas de conversa.

No fim de outubro e início de novembro a Cortejo Produções realizou dois projetos que funcionaram como contrapartida social do Festival para a Comunidade. No segmento circense aconteceu o projeto “Encanto Amapaense de Circo” e para o segmento teatral, a “Mostra Cultural Amapá em Cena”. Essas ações  oportunizaram  comunidades rurais de Macapá, como Cantanzal do Pacuí e munícipios do estado como Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio, o acesso a atividades culturais como oficinas e apresentações artísticas. A iniciativa  alcançou cerca de mil espectadores entre crianças, jovens e adultos.

Os dois projetos promoveram acesso gratuito à arte em locais onde, normalmente, esse acesso é quase nulo.

Jhou Santos, coordenador do II Festival In Solos Tucujus, menciona a contribuição do projeto para a cena de teatro e circo no estado.

“Esse festival promove um grande intercâmbio entre artistas locais e convidados. Contribui com a formação de plateia e a descentralização das atividades culturais.  Nesse “pós” pandemia nossa missão é levar a arte onde o povo está, promover sorrisos e brilho nos olhos de crianças e adultos e gerar reflexões nas pessoas sobre garantir o seu direito à cultura.”

 

Acesse a Programação Completa neste link:

https://drive.google.com/drive/folders/1yihx_-6zpiBuBqaqMgh428iw3PkFCO-I

Ficha Técnica :

Direção artística e coordenação geral: Jhou Santos

Direção de produção: Kassia Modesto

Assistentes de produção: Carla Serejo, Débora Bararuá, Ingrid Ranieri e Mauricio Maciel.

Artista Homenageado: Dinho Araújo

Artistas convidados: Lorrana Maciel, Dom Beto, Catherine Abacathe, Marcos Efraim e Guido Campos.

Espaços Culturais: Monumento Marco Zero do Equador, Teatro Caixote Cultural e Teatro Marco Zero

Parceiros: Companhia Tucuju, Acessa Cult Produções, Coletivo Captta, Cia Cangapé, Colegiado do curso de teatro da UNIFAP, artista Jmarcio.

Realização: Cortejo Produções Artísticas

 Serviço

II Festival In Solos Tucujus

De 21 a 26 de novembro

Horário: 19h

Locais: Monumento Marco Zero do Equador | Teatro Caixote Cultural | Teatro Marco Zero

 

 

Comentários:
Mary Paes

Publicado por:

Mary Paes

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!