Jornal Dos Municípios

MENU

Colunas / Geral

COLUNA OPINIÃO CULTURAL

CARLA NOBRE

353
COLUNA OPINIÃO CULTURAL
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

COLUNA OPINIÃO CULTURAL

 

  Carla Nobre

 

Publicidade

Leia Também:

 A DEUSA MC DEEH

 

Ela me impressionou desde a primeira vez que vi seu trabalho. Forte. Autoral. Fortaleza. Mulher. E agora traz um trabalho que vai encantar e abafar na música amapaense. Em fevereiro, temos MC Deeh causando na cena cultural.

 Essa história tem a assinatura da Natura Musical e da Ói Nóiz Akí que apresentam DEUS(A), o primeiro álbum e novo videoclipe da McDeeh.  No lançamento pela Pororoca Sound, a rapper amapaense mostra o legado da militância pelo protagonismo da mulher negra na sociedade e libera o vídeo clipe da faixa título do álbum. Empoderada e seguindo a trajetória de sucesso no rap amapaense, a MC Deeh entrega um combo superespecial com oito faixas abordando temáticas do protagonismo negro e a voz da juventude que através da arte discute a exclusão social, a sexualização do corpo feminino e o lugar da mulher negra na sociedade frente ao desmando do racismo e do patriarcado instituído.

Vamos conhecer um pouco mais de MC Deeh: ela é cria das periferias de Macapá, MC Deeh começou sua trajetória desde cedo no Movimento Hip Hop. É Bgirle dançou por anos no grupo de breakdance F.A Flavor. Através do hip hop,e como mulher negra, milita na cena cultural. Deeh é também empreendedora, artesã, trancista e faz parte do seleto grupo de artistas da Pororoca Sound, incubadora para aceleração de carreiras musicais. No projeto, a ancestralidade e o rap produzido pela mulher negra honram o fardo carregado desde as origens até a superação da artista nascida na perifa, e que agora trilha novos caminhos rumo à projeção nacional.

O álbum de MC Deeh, já nasceu grandioso. Possui participações especiais, como a de Caçula Bem de Rua - na faixa “Antepassados”, Hanna Paulino – em “DEUS(A)”, e Pretogonista – em “Quero Curtir”. Esse conjunto de ideias e pessoas promete superar as expectativas nos seguidores da artista.

A ficha técnica é fortalecida por uma banca de primeira linha da música independente local, com a produção de Dropanda e Malária, Mavambo na captação de voz, NOISPURNOISrec e Garrote na Mix & Master.

MC Deeh  relembra que “O convite para participar da Pororoca Sound e a aprovação pela Natura Musical em 2020, trouxeram impactos positivos na minha carreira artística. A produção ganhou força no ano seguinte, um dos momentos mais desafiadores, pois tive que me desdobrar enquanto artista e mãe. Ainda com bebê de colo, intensifiquei os trabalhos, inclusive cheguei a escrever algumas letras com minha filha nos braços”. Ela conta que “Durante as gravações no estúdio, as pausas para a amamentação eram sagradas. Tive que alternar, ora para atender à vocação de mãe, ora para voltar ao chamado da MC, assimilando a dupla função durante a pandemia da Nova Covid-19 que ainda persiste. Contudo, estou muito feliz pelo resultado da nossa produção e espero que o público abrace o nosso trabalho, porque nele tem muito suor, mas também há muito amor envolvido. Está lindo, fiz de coração, entreguei o meu melhor.”  

No lançamento, você ainda vai conferir novo videoclipe de MC Deeh, intitulado “DEEU$A”, com roteiro de Jami Gurjão e direção de Diego Bucchiery, o clipe ressalta a faixa título do álbum no feat. Que promove a junção de vozes do rap e do rock da melhor qualidade produzidos pelas duas mulheres que são destaques no Amapá,  MC Deeh e Hanna Paulino.

 

 

 

 

Isso tudo é fruto do trabalho da Ói Nóiz Akí, com esse lindo projeto da  Pororoca Sound, que traz na equipe o produtor Claudio Silva. Ele explica que “Esse novo álbum da safra de lançamentos junto à Natura Musical nos dá provas que não estamos tão isolados ou fechados em nossa geografia amazônica, muito pelo contrário, estamos aqui para transgredir fronteiras e quebrar os padrões ao incentivar a música popular brasileira periférica que não é tão nova assim, apenas foi marginalizada por muito tempo”.

Colaboração nessa edição da coluna:  Paulo Rocha.

As fotografias são do acervo pessoal da artista e foram gentilmente cedidas para essa edição da coluna.

Créditos (Imagem de capa): acervo pessoal da artista

Comentários:

Carla Nobre

Publicado por:

Carla Nobre

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )