Jornal Dos Municípios - Portal de notícias dos municípios do Amapá

Terça-feira, 17 de Setembro de 2024

Colunas/Geral

COLUNA OPINIÃO CULTURAL

VAMOS CONHECER A GALERIA DE ARTES SAMAÚMA

COLUNA OPINIÃO CULTURAL
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

COLUNA OPINIÃO CULTURAL

 

 

Leia Também:

VAMOS CONHECER A GALERIA DE ARTES SAMAÚMA

 

 

Por Carla Nobre

 

Conhecer o potencial dos artistas da Amazônia é, de fato, encantador. Tenho visto com enorme alegria o movimento dos artistas visuais que compõem a Galeria de Artes Samaúma. São cerca de 70 artistas que estão produzindo e expondo com regularidade, tanto na Galeria quanto em outros espaços do Estado do Amapá. Assim, a Galeria não é propriamente um espaço físico, mas um coletivo que dialoga e cria oportunidades para todos que o compõem.

A Galeria de Artes Samaúma fica localizada no Complexo Turístico Parque Marlindo Serrano, na orla do Araxá. Ela foi fundada em 20 de julho de 2013. Lá, acontecem as reuniões, decisões do coletivo, exposições das obras dos artistas participantes e um ponto de referência para realizações de eventos culturais que envolvem outros segmentos artísticos. O espaço funciona de segunda a sábado, nos horários de 08:00 às 12:00 h. e das 15:00 às 20:00h.

As ações da Galeria Samaúma são um forte movimento de resistência e possuem um calendário anual, onde participam de vários eventos, como; Aniversário de Macapá, Dia do Trabalhador, Dia do Artista Plástico, Encontro das Artes, Macapá Verão, Aniversário da Criação do Ex-território Federal do Amapá e da Confraternização de final de ano.

Durante a existência da Galeria Samaúma, seus integrantes já participaram de duas bienais e feiras no Senado Federal, 4 vezes em eventos na Guiana Francesa e em outras exposições em diferentes Estados brasileiros, o que comprova a articulação desse coletivo de artistas, que tem como principal  objetivo, valorizar a cultura amapaense e buscar oportunidades para o artista local.

Hoje quero partilhar com vocês um pouco do currículo do coordenador da Galeria. O artista Wagner Ribeiro é amapaense, nascido no Município de Serra do Navio-AP. ele é artista plástico autodidata nas áreas do desenho, pintura e escultura. Iniciou seus contatos com a arte na Escola de Vila Amazonas em Santana. Na adolescência fez história em quadrinhos, caricaturas, em seguida conheceu o desenho geométrico no ensino médio e assim foi aperfeiçoando cada vez mais a forma de desenhar. Na geometria aprendeu a proporção, a perspectiva e a noção de luz e sombra. Era a base que precisava para aperfeiçoar a suas habilidades. Ganhou muitos concursos de desenho nas escolas por onde passou e isso o incentivou bastante para trilhar o caminho das artes.

No final da década de 70 foi morar em Belém e passou a ilustrar importantes jornais daquela cidade com charges, caricaturas e assuntos geralmente políticos. Em 1993 retornou para Macapá e deu continuidade na sua atividade como cartunista.

 

Além do desenho, Wagner trilha também uma carreira importante na pintura e no artesanato a partir do ano 2000 onde fez a sua primeira exposição no Teatro das Bacabeiras. Participou das bienais ARTISTAS BRASILEIROS em 2008 e 2010 que foi realizada no Congresso Nacional, organizada pelo Senado Federal.

Foi conselheiro de cultura do Estado do Amapá, teve uma parcela de contribuição na criação do Sistema Estadual de Cultura e na implantação do Sistema Municipal de Cultura.

Em 2013, cria a Galeria de artes Samaúma e participa de várias exposições pelo Brasil e na Guiana Francesa. Foi capa da Telelista em 2006 e recebeu o prêmio Pintobora, ofertado pelo Conselho Estadual de Cultura do Amapá.

Wagner também foi um dos curadores da exposição no Senado Federal em comemoração os 76 anos da criação do Ex-Território Federal do Amapá em setembro de 2019. Ainda no final deste ano os seus trabalhos chegaram nas mãos dos âncoras da Rede Globo e em 8 países da Europa. O Papa Francisco recebeu duas de suas peças, ofertado pelo governador Antônio Waldez Góes em visita ao Vaticano.

Em março de 2020 realizou a coletiva Vivência, Cores e forma com 65 artistas na galeria Trokkal no centro de Macapá. Participou da exposição Semana da Amazônia no Bioparque e da coletiva no Mercado Central em setembro de 2020 e ganhou duas premiações e um projeto de fomento da lei Aldir Blanc, através dos editais lançados.

As fotografias dessa Coluna compõem o acervo dos artistas da Galeria de Artes Samaúma e foram gentilmente cedidas pelo coordenador Wagner Ribeiro.

 

Comentários:
Carla Nobre

Publicado por:

Carla Nobre

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!