12 DE JUNHO - DIA DOS NAMORADOS
Uma data social, religiosa e comercial
Não há definição da data da "verdadeira" comemoração. Seja em fevereiro, junho ou qualquer outro mês do ano, o importante é celebrar o amor.
Reinaldo Coelho
Editor Chefe do JMAP
O ato de comemorar o Dia dos Namorados remete à vida de um santo patrono da Igreja Católica conhecido como São Valentim, um padre que viveu no Império Romano durante o século III d.C. Naquela época, o Império Romano era governado pelo imperador Cláudio II (foi imperador de 268 a 270 d.C.).
O imperador romano proibiu que os soldados do Império Romano se casassem. Cláudio II via o casamento como um obstáculo que atrapalhava a convocação de novos soldados e que, além disso, tirava o foco dos soldados já convocados.
Um padre cujo nome era Valentim, passou a fazer casamentos secretos, mais foi descoberto e condenado a apedrejamento ou renunciasse a sua fé como não aceitou foi morto e Valentim acabou sendo canonizado por sua obra em benefícios dos casais e por supostos milagres realizados em sua vida. A canonização ocorreu durante o pontificado de Gelásio I (492-496). O papa também ordenou que uma festa em homenagem a São Valentim fosse realizada todo dia 14 de fevereiro (data de sua morte).
Assim começou o Valentine’s Day que é um evento para homenagear quem você ama. Ele é celebrado no dia 14 de fevereiro, o Dia de São Valentim, de acordo com a tradição católica. A festa acontece em vários países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Mas em território brasileiro ela é pouco celebrada. E por curiosidade, devido ao período carnavalesco não combinam com a ideia de compromissos mais sérios.
Mas o Dia de São Valentim é mais do que um “Dia dos Namorados gringo”. Em muitos lugares, a data serve para você demonstrar o seu apreço às pessoas queridas, sejam elas companheiros, amigos, colegas de trabalho e de escola. Portanto, é uma data mais ampla, o Dia Mundial do Amor!
No Brasil, a comemoração acontece no dia 12 de junho de cada ano, oficialmente Dia dos Namorados desde 1948. A data foi criada baseada na proximidade com o Dia do Santo Antônio (13 de junho) – o santo casamenteiro.
Nessa data, naturalmente, comemora-se o amor e o afeto que existem entre um casal. Além disso, é uma data extremamente importante, pois aquece o mercado e movimenta a economia do país. A escolha do dia 12 de junho para comemorar o Dia dos Namorados, inclusive, foi realizada exatamente por questões comerciais.
Quanto a questão unicamente comercial e remonta à década de 1940. Quando foi escolhido o dia 12 de julho, como Dia dos Namorados e o comercio integrou a data e passou fazer ofertas exclusivas e se tornou um sinal do sucesso comercial. E passou atualmente ser a terceira maior data comemorativa do Brasil, movimentando anualmente mais de 1 bilhão de reais em todo o país.
Não há definição da data da "verdadeira" comemoração. Seja em fevereiro, junho ou qualquer outro mês do ano, o importante é celebrar o amor.
Comentários: