Aguarde, carregando...

Sábado, 27 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Notícias Nacional

Waldez Góes defende desenvolvimento sustentável em reunião do Condel da Sudam

A reunião ocorrerá no próximo dia 12 de dezembro e, além disso, serão definidas as diretrizes e prioridades para a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) em 2025.

Waldez Góes defende desenvolvimento sustentável em reunião do Condel da Sudam
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou, nesta segunda-feira (02), que a programação financeira do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) para o exercício de 2025 será aprovada em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam). A reunião ocorrerá no próximo dia 12 de dezembro e, além disso, serão definidas as diretrizes e prioridades para a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) em 2025.
A definição ocorreu após o ministro acolher deliberações de representantes ministeriais e dos estados da região Norte durante a 29ª reunião ordinária do Condel/Sudam. O colegiado aprovou proposições referentes à atualização do Regulamento dos Incentivos Fiscais administrados pela Sudam, o Relatório Circunstanciado com as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos pelo FNO em 2023, e a proposta que trata do calendário de reuniões do Condel/Sudam para 2025. O foco dos debates foi a coordenação política da atual administração da Sudam para fortalecer a colaboração entre os entes federativos, setores produtivos, universid ades e institutos de pesquisa, com o objetivo de planejar o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Waldez Góes defendeu que as complexidades das questões geográficas, territoriais, climáticas, e populacionais da Amazônia não devem ser tratadas “importando” soluções de outros territórios. “Na Amazônia, há um equívoco centenário no que diz respeito à proposta de desenvolvimento. A Amazônia continua sendo exportadora de matéria-prima para outras regiões do Brasil e do mundo, e nós precisamos travar o desafio de industrializar a Amazônia, considerando as vocações próprias do território”, pontuou o ministro.
Reafirmando o compromisso com o combate às desigualdades sociais nos estados da Amazônia Legal, o ministro anunciou o andamento do programa Desenvolve Amazônia. “O esforço transversal de todos os órgãos federais e também essa discussão a nível regional já estão garantidos e prontos para serem lançados pelo presidente Lula. Quero, com isso, reafirmar o compromisso com essa política pública, em criar consensos e corrigir rumos equivocados”, anunciou Waldez Góes.
Além disso, o ministro ressaltou a importância de discutir o uso responsável dos recursos naturais da região – como os ativos da floresta, gás e petróleo -, e reforçou o apoio à produção local nas cadeias produtivas sustentáveis com o lançamento do Plano Integrado para o Desenvolvimento Sustentável dos arquipélagos de Marajó (PA) e do Bailique (AP). “Precisamos fomentar a produção local para combater a fome e a pobreza, ao mesmo tempo em que preservamos a biodiversidade e promovemos o desenvolvimento de cidades fronteiriças”, concluiu.

Camila Sampaio

Publicado por:

Camila Sampaio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Dos Municípios Ap Online
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR