Como parte das comemorações pelo Dia Nacional do Bombeiro, celebrado nesta quarta-feira, 2 de julho, o governador do Amapá, Clécio Luís, participou de uma imersão nos treinamentos da Academia Bombeiro Militar (ABM), na Zona Norte de Macapá.
A visita teve como objetivo reconhecer, de forma simbólica e prática, a dedicação e a coragem dos homens e mulheres que, todos os dias, arriscam as vidas para proteger a população amapaense.
“Os bombeiros do Amapá são reconhecidos pela excelência, fruto de uma formação técnica, intensa e, sobretudo, baseada em valores como a solidariedade. Vocês arriscam a própria vida para salvar outras e proteger o que muitas famílias levaram anos para conquistar. Essa missão faz parte do ofício de ser bombeiro, que, mais do que uma profissão, é um valor”, destacou Clécio Luís.
Durante a atividade, o governador acompanhou de perto as cinco Estações de Aprendizado Técnico, que envolvem práticas como resgates simulados, primeiros socorros e combate a incêndios - e recebeu uma comenda em formato de machado, que segundo o comandante da ABM, Marcelo Guedes, representa a força na condução da segurança pública do estado e a confiança na corporação.
“Ao vivenciar diretamente as atividades operacionais e experimentar os desafios da rotina bombeiro militar, o senhor reafirma seu compromisso com a segurança pública e com o fortalecimento do CBM-AP. Esta comenda simboliza a nossa gratidão e reconhecimento por sua gestão, comprometida com o desenvolvimento da corporação e do Amapá”, enfatizou Guedes.
Na ocasião, Clécio Luís também anunciou a abertura do edital do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP), com 180 vagas disponíveis. Segundo o comandante-geral, Pelsondré Martins, nunca na história da corporação houve um período com tantos chamamentos e investimentos.
“É a primeira vez que o governador vem acompanhar de perto a formação e o treinamento do nosso grupo. Isso demonstra a preocupação dele com o serviço que prestamos à sociedade amapaense. Essa atenção não se reflete apenas na presença dele aqui hoje, mas também nas ações concretas dessa gestão voltadas ao Corpo de Bombeiros”, destacou Martins.
