Na manhã desta sexta-feira (9), a Prefeitura de Vitória do Jari, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou mais uma ação do Programa Saúde na Escola (PSE) na Escola Estadual Munguba do Jari. O evento teve como foco a atualização das cadernetas de vacinação dos alunos e a promoção da saúde bucal.
Durante a atividade, profissionais de saúde realizaram a verificação das cadernetas de vacinação, garantindo que os estudantes estejam em dia com as vacinas previstas no calendário nacional. Além disso, foram realizadas orientações sobre cuidados com a saúde bucal, atividades educativas e bochecho fluoretado coletivo, visando prevenir doenças dentárias e promover hábitos de higiene oral saudáveis.
O PSE é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa integrar ações de saúde e educação no ambiente escolar, contribuindo para a formação integral dos estudantes e o enfrentamento de vulnerabilidades. No município de Vitória do Jari, o programa tem sido implementado com o apoio das equipes de saúde da família, agentes comunitários de saúde e profissionais da educação, fortalecendo a atenção integral à saúde dos escolares
A Prefeitura de Vitória do Jari agradece ao Secretário de Saúde, Sérgio, ao Diretor de Saúde, Antônio Cupu, à Coordenadora da Atenção Básica e a toda a equipe de Imunização e Saúde Bucal pelo empenho e dedicação na realização da ação. O comprometimento de cada um tem sido fundamental para o fortalecimento da rede de saúde e para o bem-estar da comunidade escolar.
A próxima edição do PSE está prevista para ocorrer em outras unidades escolares do município, com o objetivo de alcançar todos os estudantes e garantir que tenham acesso a cuidados de saúde adequados.
