Esta semana, o município de Pedra Branca do Amapari sediou a 5ª audiência pública participativa sobre o projeto de Concessão Florestal. O encontro ocorreu no Centro de Convenções e reuniu moradores, organizações da sociedade civil, povos tradicionais, produtores rurais, consultores ambientais, além de representantes do setor público e privado.
A audiência teve como objetivo debater a proposta, esclarecer dúvidas e recolher sugestões que possam contribuir para o fortalecimento do projeto, considerado estratégico para o desenvolvimento sustentável do estado.
A iniciativa é coordenada pelo Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e já passou pelos municípios de Macapá, Porto Grande, Tartarugalzinho e Oiapoque.
O modelo de concessão florestal prevê o uso sustentável da floresta, conciliando conservação ambiental, geração de emprego e renda, além do fortalecimento da economia local. Ao todo, são 607.363 hectares de florestas, divididos em 11 Unidades de Manejo Florestal (UMFs), distribuídas nos municípios de Porto Grande, Oiapoque, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes e Pedra Branca do Amapari.
Elaborado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos e aproximadamente 4 mil indiretos, somando mais de 6 mil novos postos de trabalho. A arrecadação anual poderá ultrapassar R$ 30 milhões, recursos a serem compartilhados com os municípios onde as áreas de manejo estão localizadas dentro da Floresta Estadual (Flota) do Amapá.
Comentários: