Na sexta-feira, 26, em Macapá, o governador Clécio Luís palestrou no Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO 2025), onde destacou a importância de construir consensos sem dogmas e que o debate sobre sustentabilidade precisa equilibrar desenvolvimento econômico, social e ambiental.
O chefe do Executivo estadual também apresentou as credenciais do Amapá para liderar esse debate, destacando as ferramentas de governança ambiental já implementadas, como o Novo Código de Governança Socioambiental, o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), o Plano Estadual de Recursos Hídricos, o Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, o Atlas Solar, Eólico e Biomassa, o Plano de Sociobioeconomia e o Selo Amapá.
“Mais do que manter indicadores em alta, o nosso desafio é dar a eles um papel funcional: puxar a economia e melhorar os indicadores sociais. Não falo mais de recompensa, falo de negócios. Negócios éticos, de bioeconomia, de energia renovável, que tragam desenvolvimento real para o nosso povo. E aqui no Amapá nós estamos mostrando que isso é possível com governança ambiental e segurança jurídica”, destacou Clécio Luís em sua palestra.
O evento acontece pela primeira vez na Região Norte do Brasil e conta com o apoio do Governo do Estado, consolidando o Amapá como protagonista nos debates políticos e institucionais do país. Segundo o presidente do TCE, Reginaldo Parnow Ennes, as iniciativas nacionais voltadas a temas como inovação, transparência e desenvolvimento terão como referência as discussões e decisões tomadas durante o evento, em Macapá.
“Este evento não é apenas a primeira vez que é realizado na Região Norte do país, mas também o maior encontro nacional de corregedorias, ouvidorias e controles internos já realizado no Brasil. Isso é extremamente importante para nós: conseguimos realizar o maior encontro de todos os tempos. É uma conquista fantástica para toda a nossa sociedade”, afirmou Ennes.
Comentários: