O cuidado com a saúde ganhou novas rodas no Amapá. Nesta quinta-feira, 25, o governador Clécio Luís lançou o projeto Carreta Delas, uma frota formada por carretas, caminhões-baú, ônibus, vans e ambulância, que vai percorrer cinco municípios com atendimento especializado gratuito. A iniciativa integra o Plano de Governo da gestão e reforça a saúde como área prioritária da gestão, ampliando o acesso da população a serviços essenciais.
"A coisa mais bonita do mundo é cuidar das pessoas. O que nasceu como uma carreta de atendimento hoje se transformou em uma frota inteira. É uma verdadeira estrutura de saúde sobre rodas. A mulher é o centro desse projeto, mas vamos atender também homens, idosos e crianças, levando serviços especializados e, acima de tudo, prevenção. É saúde chegando perto das pessoas, de forma humana e completa", celebrou o governador.
O lançamento ocorreu em Santana, primeiro município a receber os atendimentos já a partir desta sexta-feira, 26. Em seguida, a caravana itinerante também passará por Mazagão, Porto Grande e pelas Zonas Sul e Norte de Macapá. Viabilizada por emenda do deputado federal Josenildo Abrantes, a iniciativa prevê a realização de 50 mil atendimentos em 12 meses, dos quais 6 mil serão destinados exclusivamente às mulheres.
“Estou muito feliz por ver a consolidação desse projeto, que nasceu no governo do Clécio Luís, inspirado em experiências que ele iniciou quando era prefeito de Macapá. O foco inicial foi a saúde da mulher, e com o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde, o programa foi redesenhado e ganhou a dimensão que vemos hoje. Pretendemos alcançar mais municípios e permitir que esse serviço chegue a mais pessoas”, destacou Abrantes.
Saúde especializada e itinerante
O projeto conta com seis unidades móveis totalmente equipadas, com mais de 120 profissionais de saúde envolvidos. Serão ofertadas consultas especializadas, exames laboratoriais e de imagem, além de ações educativas com foco na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Para Vanessa Lamarão, moradora de Santana, essa iniciativa representa um avanço importante no acesso à saúde no município.
"Eu me sinto privilegiada por ter um amparo, por contar com mais um espaço de diagnóstico, voltado à saúde da mulher. Eu acho muito importante, porque todos os dias cresce o número de casos de câncer, principalmente no colo do útero e de mama. Esse diagnóstico é fundamental”, disse Vanessa.
A execução das atividades será pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras), com o apoio da Prefeitura de Santana e do vereador Josivaldo Abrantes.
Comentários: