Jornal Dos Municípios

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025

Notícias/Mazagão

Município de Mazagão avança em diálogo com comunidade quilombola para fortalecimento territorial

Em assembleia na comunidade de Conceição do Igarapé do Lago do Maracá, foram discutidas práticas sustentáveis com moradores do território quilombola.

Município de Mazagão avança em diálogo com comunidade quilombola para fortalecimento territorial
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na última semana, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Mazagão (SEMPDEC) participou, junto à Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá – IMMAM, da Assembleia Geral Ordinária realizada na comunidade de Conceição do Igarapé do Lago do Maracá, situada no município de Mazagão (AP). A reunião teve como pauta central a construção do Protocolo Consultivo para o território quilombola do Território Quilombola do Igarapé do Lago do Maracá, um instrumento civil essencial para o fortalecimento da autonomia e da representatividade comunitária.
Na ocasião, as instituições municipais aproveitaram o momento para também promover diálogo com a comunidade acerca de prevenção a queimadas e adoção de práticas sustentáveis, reforçando a articulação entre gestão pública, proteção ambiental e promoção do protagonismo local. A Defesa Civil do município, representada pelo secretário Wyllian Sousa, ressaltou que a atuação em parceria com outros órgãos municipais se pauta no diálogo, participação social e na proteção das pessoas e do patrimônio público em benefício de todo o município.
O território em questão é parte de um conjunto de comunidades quilombolas reconhecidas no estado do Amapá e, de acordo com levantamento, há que se avançar em processos de regularização fundiária, reconhecimento de direitos e acesso a políticas públicas. A comunidade de Igarapé do Lago já participou de oficinas de identidade quilombola, conheceu a implementação da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho e vem articulando-se por meio da associação local – que foi declarada de utilidade pública pelo Estado – para além da mera certificação, o reconhecimento pleno de seu território.
A iniciativa representa um passo importante para que a comunidade de Conceição do Igarapé do Lago do Maracá possa ampliar seu protagonismo nas decisões que envolvem o território, consolidar sua organização social e buscar condições mais equitativas de acesso a direitos como infraestrutura, apoio à produção agrícola, energia elétrica, saneamento e educação culturalmente apropriada. Ao mesmo tempo, reforça o compromisso da gestão municipal de Mazagão em integrar ações de proteção civil, meio ambiente e políticas de fortalecimento comunitário, alinhando-se a agendas de desenvolvimento sustentável e de justiça territorial.


Comentários:
Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )