A Prefeitura de Amapá realizou, na noite desta quinta-feira, 25 de junho, a abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde, com a participação da prefeita Kelley Lobato, profissionais da área, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da sociedade civil. O encontro teve como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”.
A conferência foi organizada como um espaço de escuta, diálogo e participação popular, com o objetivo de discutir propostas capazes de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Durante a programação, os participantes puderam debater desafios enfrentados pela rede, apresentar demandas e colaborar com sugestões voltadas à melhoria do atendimento à população.
As conferências de saúde fazem parte da estrutura de controle social do SUS e são realizadas em diferentes etapas, começando pelos municípios. As propostas aprovadas localmente podem seguir para as fases estadual e nacional, ajudando a orientar diretrizes para o planejamento da saúde pública. O modelo garante que usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço participem da construção das políticas do setor.
No município de Amapá, a realização da 7ª Conferência reforça a importância do Conselho Municipal de Saúde, órgão deliberativo responsável por acompanhar a formulação, execução e fiscalização da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde deu posse ao Conselho para o mandato 2025-2026, fortalecendo a participação e o controle social.
A programação continua nesta sexta-feira, com novos debates, palestras e atividades voltadas ao futuro da saúde no município. A expectativa é que as discussões contribuam para a construção de um SUS mais acessível, humanizado e eficiente, especialmente em áreas como atenção básica, prevenção, atendimento especializado e gestão dos serviços.
Ao participar da conferência, a prefeita Kelley Lobato destacou o compromisso da gestão com o diálogo e com a construção coletiva de soluções para a saúde pública. A iniciativa reafirma a defesa de um SUS democrático e voltado às necessidades reais da população amapaense.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se