Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 26 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Amapá

Município de Amapá realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde com foco no fortalecimento do SUS

Encontro reuniu profissionais, usuários e representantes da sociedade civil para debater propostas que seguirão às etapas estadual e nacional

Município de Amapá realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde com foco no fortalecimento do SUS
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Prefeitura de Amapá realizou, na noite desta quinta-feira, 25 de junho, a abertura da 7ª Conferência Municipal de Saúde, com a participação da prefeita Kelley Lobato, profissionais da área, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da sociedade civil. O encontro teve como tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”.

A conferência foi organizada como um espaço de escuta, diálogo e participação popular, com o objetivo de discutir propostas capazes de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município. Durante a programação, os participantes puderam debater desafios enfrentados pela rede, apresentar demandas e colaborar com sugestões voltadas à melhoria do atendimento à população.

As conferências de saúde fazem parte da estrutura de controle social do SUS e são realizadas em diferentes etapas, começando pelos municípios. As propostas aprovadas localmente podem seguir para as fases estadual e nacional, ajudando a orientar diretrizes para o planejamento da saúde pública. O modelo garante que usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço participem da construção das políticas do setor.

Publicidade

Leia Também:

No município de Amapá, a realização da 7ª Conferência reforça a importância do Conselho Municipal de Saúde, órgão deliberativo responsável por acompanhar a formulação, execução e fiscalização da política municipal de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde deu posse ao Conselho para o mandato 2025-2026, fortalecendo a participação e o controle social.

A programação continua nesta sexta-feira, com novos debates, palestras e atividades voltadas ao futuro da saúde no município. A expectativa é que as discussões contribuam para a construção de um SUS mais acessível, humanizado e eficiente, especialmente em áreas como atenção básica, prevenção, atendimento especializado e gestão dos serviços.

Ao participar da conferência, a prefeita Kelley Lobato destacou o compromisso da gestão com o diálogo e com a construção coletiva de soluções para a saúde pública. A iniciativa reafirma a defesa de um SUS democrático e voltado às necessidades reais da população amapaense.

 

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Dos Municípios Ap Online
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR