A evasão escolar nas escolas de Tempo Integral de Laranjal do Jari foi a pauta principal da reunião do promotor de justiça de Defesa da Educação, Iaci Pelaes, procuradora de justiça Judite Teles, coordenadora dos Centros de Apoio Operacionais do Ministério Público do Amapá (CGCAO/MP-AP), e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Objetivo é traçar um diagnóstico sobre a situação e planejar estratégias para incentivar a permanência dos alunos nas instituições de ensino público estadual no município.
O MP-AP questionou a equipe e colheu subsídios que justificam a necessidade de realização de uma Escuta Pública. Becivaldo Matos, coordenador de Educação Básica, explicou sobre os indicadores educacionais de Laranjal do Jari e a respeito dos desafios enfrentados pelas escolas, como a evasão, inadequação dos componentes curriculares do ensino de tempo integral, dentre outros problemas.
Como medida imediata, o promotor Iaci Pelaes sugeriu uma visita das instituições envolvidas, MP-AP e SEED, ao município de Laranjal do Jari. “Os dados apresentados deixam claro que é necessário dar atenção urgente ao município, bem como realizar uma visita ao local e estabelecer o diálogo com a comunidade escolar. Juntos, comunidade escolar, MP-AP e Estado, precisamos explorar a situação de forma real para que sejam planejadas estratégias de contenção da evasão escolar”, disse o promotor.
Comentários: