A Caravana da Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) iniciou a coleta de dados que será realizada nos 16 municípios do Estado. Mazagão, localizado a cerca de 30 quilômetros da capital e integrante da região metropolitana de Macapá, foi o primeiro a receber a iniciativa. O lançamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (31), com a presença da presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União Brasil).
O objetivo da coleta de dados é fortalecer as políticas públicas de educação e saúde para a primeira infância, assegurando que crianças de 0 a 6 anos tenham acesso a serviços de qualidade que atendam às suas necessidades e promovam seu desenvolvimento integral. "Essa campanha da primeira infância permite que possamos dialogar e obter um diagnóstico preciso. São os dados e informações coletados que possibilitam a melhoria dessa política. Com esses números, conseguimos discutir também os financiamentos pelo governo estadual e pela bancada federal. Além disso, nós, deputados e deputadas, podemos destinar emendas impositivas para fortalecer essa iniciativa", afirmou Alliny Serrão.
A caravana foi recepcionada por lideranças políticas do município, entre elas a deputada Zeneide Costa (Podemos), o prefeito Chico Nó (União Brasil), o vice-prefeito Pastor Israel Maciel e o vereador Paulo Alcântara. Os participantes receberam um kit da primeira infância, composto por camiseta, boné e materiais informativos sobre o tema.
"Temos a oportunidade de receber a Caravana da Primeira Infância, um projeto inovador do Parlamento Estadual para garantir o desenvolvimento adequado das crianças, abrangendo desde a alimentação até uma educação de qualidade. Buscamos sempre atender todas as crianças em nossas creches", destacou a deputada Zeneide Costa.
As deputadas Alliny Serrão, Zeneide Costa, Dayse Marques, Edna Auzier e Liliane Abreu visitaram a creche municipal Vó Joana Aires, que atende mais de 120 crianças em dois turnos. "Fico feliz em ver uma iniciativa como essa, que demonstra a preocupação dos parlamentares com a primeira infância", afirmou a diretora da unidade, Cleidiane Farias de Oliveira.
A comitiva também visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Tiago da Fonseca e Silva e a Secretaria Municipal de Educação. "Temos um trabalho voltado às comunidades ribeirinhas, com atendimento na área da saúde realizado pela equipe da UBS Fluvial. Atualmente, 70% dos dois mil atendimentos mensais são direcionados às crianças da primeira infância", informou o secretário municipal de Saúde, Elcimar Braga da Costa.
Em Mazagão, há duas UBS fluviais e nove fixas para atender uma população de quase 22 mil habitantes, segundo o Censo 2022 do IBGE. Desse total, 15,24% são crianças de 0 a 6 anos, o que equivale a 3.342 crianças. "Estamos trabalhando para melhorar o atendimento das crianças nessa faixa etária, que necessita do apoio do poder público e da sociedade como um todo. Nossa luta continua, e este ano conquistaremos o Selo Unicef de atendimento às nossas crianças", afirmou o prefeito Chico Nó.
As equipes técnicas percorrerão órgãos públicos, como secretarias, escolas e creches, coletando informações oficiais sobre a primeira infância. Com base nessa pesquisa, será elaborado um relatório que será entregue ao governador do Amapá, Clécio Luís. "Com esses dados, será possível criar políticas públicas diferenciadas para cada município, considerando suas especificidades. Nosso objetivo é garantir que as crianças cresçam de forma saudável e tenham um futuro digno", concluiu Alliny Serrão.
Comentários: