Jornal Dos Municípios

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Notícias/Assembléia Legislativa AP

Legislativo abre espaço para prestação de contas da Secretaria de Segurança

Por quase uma hora, Cézar Augusto apresentou dados da secretaria, do Mapa da Segurança Pública de 2025 e do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Legislativo abre espaço para prestação de contas da Secretaria de Segurança
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O secretário de Estado da Segurança Pública (Segusp), delegado Cézar Augusto Vieira, a convite do deputado Jesus Pontes (PDT), utilizou o Grande Expediente e o horário das lideranças partidárias da sessão plenária desta quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), para apresentar um balanço que registra a diminuição da violência no Estado, além de destacar as ações desencadeadas pela pasta e as metas do governo para os próximos meses.

“Essa prestação de contas é essencial. Tudo o que nós fazemos ou deixamos de fazer, quando trazemos esse conhecimento, principalmente aqui na Assembleia Legislativa, por meio desse convite, expomos os dados e mostramos a evolução, o que tem sido construído no ambiente da segurança pública”, destacou o secretário.

Por quase uma hora, Cézar Augusto apresentou dados da secretaria, do Mapa da Segurança Pública de 2025 e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontando que o Amapá registrou a maior redução proporcional de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no país, com queda de 30,6% na taxa de homicídios em 2024. “Esse avanço é resultado direto dos investimentos, do reforço de efetivo, da presença policial estratégica e da atuação integrada entre as forças de segurança”, ressaltou.

Em 2023, a taxa estadual era de 64,9 mortes por 100 mil habitantes; em 2024, caiu para 45,1. O impacto das ações já era visível nos primeiros meses do ano passado: em janeiro, a queda de CVLI superou 60%, e no primeiro semestre o índice apresentou redução de 32% em relação ao mesmo período de 2023, caindo de 175 para 119 vítimas.

Segundo o secretário, a evolução nos números está diretamente vinculada a robustos investimentos em segurança pública. Dados oficiais do Governo do Amapá apontam que, somente em 2024, foram aplicados mais de R$ 1 bilhão em recursos estaduais e federais, distribuídos entre equipamentos, obras e valorização dos servidores da Sejusp.

Ele também destacou o compromisso do Governo do Estado com o reaparelhamento da segurança pública. Entre 2023 e 2024, aproximadamente 1,3 mil novos agentes foram nomeados, representando um reforço de quase 30% no efetivo.

Iniciativas como a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), a utilização de drones e câmeras de alta definição, operações de inteligência integradas e ações preventivas em áreas estratégicas também foram ressaltadas como fundamentais no combate ao crime.

Um exemplo significativo desse avanço é o município de Santana. Antes líder no ranking das cidades mais violentas, registrou queda superior a 40% na taxa de homicídios. O resultado é fruto da constante Operação Protetor, que reforça a presença policial em áreas de forte influência do crime organizado.

O secretário também enalteceu o empenho do Legislativo no andamento das propostas de melhoria da segurança pública enviadas pelo Executivo. Segundo Cézar Augusto, a Assembleia demonstra maturidade e avanço em suas ações.

Comentários:
Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Veja também

Governo do Amapá
Governo do Amapá

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )