Na próxima segunda-feira (9), o embaixador Emmanuel Lenain visita o estado para assinar um protocolo de intenções que facilitará a emissão de vistos para cidadãos amapaenses. A iniciativa é fruto de um acordo entre o embaixador, o senador Randolfe Rodrigues e o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes.
A medida visa facilitar a vida de amapaenses que desejam estudar, trabalhar ou visitar a França. Com a emissão de vistos no estado, os interessados não precisarão mais se deslocar para outros estados brasileiros. A emissão de vistos seguirá um cronograma definido: a cada 45 dias, uma equipe da embaixada francesa virá ao Amapá para analisar os pedidos e conceder os vistos.
Além da facilidade na emissão de vistos, outro ponto importante do acordo é a capacitação de professores amapaenses para o ensino da língua francesa. A iniciativa visa fortalecer o intercâmbio cultural e preparar os estudantes amapaenses para o mercado de trabalho global.
"Este é um dia histórico para o Amapá", comemorou o senador Randolfe Rodrigues. "Após anos de trabalho, estamos finalmente colhendo os frutos do diálogo entre Brasil e França."
Comentários: