A Escola Creche Vó Joana Ayres promoveu recentemente a socialização de seu projeto “A conscientização sobre o trânsito na Educação Infantil”, iniciativa que visa sensibilizar os pequenos para a importância de respeitar regras básicas de convivência e segurança viária. Com foco no público infantil, o projeto parte do pressuposto de que plantar hábitos responsáveis desde cedo pode gerar reflexos positivos em toda a sociedade futura.
Durante as atividades, as crianças foram envolvidas em dinâmicas lúdicas que abordaram cores de semáforo, travessia na faixa, uso do cinto de segurança e conduta como pedestre, ciclista ou passageiro. Por meio de jogos, dramatizações, simulações e contação de histórias, os pequenos foram estimulados a internalizar a ideia de cuidado com si mesmos e com o outro. A escola destaca que, ao conhecer e vivenciar essas práticas, as crianças começam a desenvolver atitudes de empatia, autodisciplina e sensação de pertencimento à comunidade.
A proposta do projeto dialoga com iniciativas similares já usadas em outras escolas do país, segundo as quais intervenções pedagógicas sobre o trânsito na infância fortalecem a formação cidadã e reduzem riscos de acidentes. Em muitos lugares, práticas de educação para o trânsito têm como meta fazer com que os alunos atuem como multiplicadores dessas ideias em casa, levando os aprendizados para as famílias. Esse tipo de ação costuma incluir oficinas, circuitos simulados, confecção de placas e visitas a microambientes de trânsito dentro da escola ou no entorno imediato.
Comentários: