Corpo de Bombeiros Militar do Amapá realiza "SEMANA DO BOMBEIRO"

Terá início no próximo dia 02 de julho, a "SEMANA DO BOMBEIRO", que se encerrará dia 09 e é dedicada aos militares da nossa corporação.

No dia 02 de julho é comemorado o dia nacional do bombeiro.
A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas e instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.
No Amapá, o primeiro serviço organizado de combate a incêndio, teve início em 1960, com a criação dos Corpos Voluntários de Defesa Contra Incêndios (CVDI's), pela ICOMI, instalados em Santana e Serra do Navio.
Os CVDI's possuíam caminhões e equipamentos de combate a incêndio modernos para a época e eram compostos por voluntários da própria ICOMI, que durante o dia desempenhavam suas atividades normais e em caso de sinistros eram acionados e na parte da noite, ficava um grupo de plantão para possíveis eventualidades.
Alguns eventos acontecerão no decorrer desta semana, como encontros virtuais, queima em container e a Live da banda de música.

O encerramento da semana do bombeiro será dia 09 de julho, dia do bombeiro do Amapá, data instituída através do decreto n⁰ 025/1992, que desvinculou o Bombeiro da Polícia Militar, dando autonomia funcional e administrativa, sendo subordinado ao governo do Estado.
