Jornal Dos Municípios

Sabado, 26 de Abril de 2025

Notícias/Assembléia Legislativa AP

Alap entrega moção de solidariedade aos familiares da Miss Amapá Fátima Diniz

Maria de Fátima, universitária e eleita Miss Amapá em 1982, foi brutalmente assassinada aos 20 anos de idade

Alap entrega moção de solidariedade aos familiares da Miss Amapá Fátima Diniz
Alap
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Atendendo à solicitação da deputada Telma Nery (Cidadania), a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (18), a entrega de uma moção de solidariedade aos familiares da amapaense Maria de Fátima Nunes Diniz, em memória dos 40 anos de seu falecimento. A jovem foi vítima de feminicídio em 23 de fevereiro de 1985.

Maria de Fátima, universitária e eleita Miss Amapá em 1982, foi brutalmente assassinada aos 20 anos de idade. Em 2016, foi criado o Abrigo Fátima Diniz, um espaço de acolhimento provisório (por até 90 dias), sigiloso e destinado ao atendimento de mulheres e seus filhos (de 0 a 12 anos) em situação de violência doméstica e familiar, com risco de morte. O abrigo oferece serviços psicossociopedagógicos, promovendo o resgate da autoestima, o fortalecimento emocional, a autonomia, o rompimento do ciclo de violência e a garantia de direitos.

O irmão da vítima, João Américo Nunes Diniz, a sobrinha, Julyana Martins Diniz, e a cunhada, Márcia Marques Martins Diniz, receberam a moção de solidariedade das mãos da deputada Dayse Marques, que representou Telma Nery na ocasião.

Publicidade

Leia Também:

 

Bastante emocionada, Márcia Marques Martins Diniz usou a tribuna da Casa para agradecer a homenagem. “Nós, mulheres, devemos sempre levantar essa causa. O feminicídio não é algo do passado. Atualmente, muitas mulheres são vítimas dessa violência. Eu, como cunhada, sofri juntamente com meus sogros, que já são falecidos, além do meu marido e dos irmãos da vítima. Devemos sempre lembrar dos familiares que ficam, sofrendo com a dor e a saudade, que não diminuem com o passar dos anos”, destacou.

A presidente da Alap, deputada Alliny Serrão (União Brasil), reforçou o compromisso da Assembleia no combate ao feminicídio. “Venho me solidarizar com a família e dizer que a Assembleia Legislativa trabalha arduamente para fortalecer as políticas de enfrentamento ao feminicídio. Esse é um problema que, infelizmente, ainda é uma dura realidade no nosso país. Precisamos atuar diariamente para reduzir esses índices, principalmente no Estado do Amapá. A Casa tem trabalhado por meio de proposições e campanhas, fortalecendo essa luta. Acreditamos que uma política firme e com punições efetivas pode inibir essa prática no Estado”, finalizou.

 

FONTE/CRÉDITOS: Alap
Comentários:
Jacianne Mendonça

Publicado por:

Jacianne Mendonça

Jornalista dedicada à cobertura política e regional, traz informações precisas e análises instigantes. Apaixonada por contar histórias reais com credibilidade e impacto. 🌍📝

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )