Tárcio, de 23 anos, é o vereador mais jovem da legislatura. Ele ingressou na política aos 14 anos, através do movimento estudantil secundarista. Na UNIFAP, destacou-se à frente do movimento estudantil, fundando e liderando centros acadêmicos e lutando por melhorias dentro do campus.
Graças ao seu desempenho, foi eleito para o Congresso da União Nacional dos Estudantes e para a Conferência Nacional de Juventude (ambos em Brasília), além de participar do Encontro Nacional dos Estudantes de Direito na Bahia, onde foi eleito Diretor de Meio Ambiente da FENED, tornando-se o primeiro amapaense a ocupar uma cadeira na federação.
Reconhecendo seu destaque, o governo federal escolheu Tárcio para representar o estado em três oportunidades: na elaboração do Plano Nacional da Juventude Negra, no lançamento do mesmo plano e na elaboração do Plano Nacional de Juventude.
Tárcio também possui formação política em diversas instituições, com destaque para o Politize!, onde atuou como multiplicador e embaixador, e para o RenovaBR, pelo qual se formou no Rio de Janeiro em 2024.
Além de toda essa trajetória, Tárcio atua como presidente da Juventude do PDT em Porto Grande, desenvolvendo projetos sociais, culturais, esportivos, de lazer e educacionais voltados para a juventude, todos sem fins lucrativos e com articulação para o desenvolvimento juvenil.
Com o apoio do senador Randolfe Rodrigues e do deputado federal Dorinaldo Malafaia (ambos com trajetórias semelhantes à dele), Tárcio agora terá a missão de implementar os projetos pelos quais lutou, com destaque para a implantação de um campus da UNIFAP em seu município.
Comentários: