Em sessão intensa nesta quarta-feira, o Senado Federal aprovou a indicação de onze autoridades para cargos estratégicos em tribunais, conselhos e agências reguladoras, além da recondução de Paulo Gonet ao cargo de Procurador-Geral da República por mais dois anos. Entre os aprovados figuram generais do Exército para o Superior Tribunal Militar, membros para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de dirigentes para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Agência Nacional de Águas (ANA).
O destaque da noite ficou com a recondução de Paulo Gonet, que obteve 45 votos favoráveis contra 26 contrários. Sua permanência frente ao órgão de chefia do Ministério Público Federal foi aprovada com maioria absoluta. O processo incluiu avaliação na Comissão de Constituição e Justiça e votação em plenário.
Paralelamente, o Senado incluiu como item de “extrapauta” o PL 1546/2024, projeto que proíbe cobranças diretas por associações ou sindicatos nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo com autorização do titular. A proposta estabelece ainda mecanismos de busca ativa para beneficiários lesados por descontos indevidos, além de prever ressarcimento e tipificações penais para fraudes relacionadas aos benefícios. O texto segue agora para sanção presidencial.
Com esse conjunto de deliberações, o Legislativo mostra ritmo acelerado em nomeações e medidas de proteção social num momento de "esforço concentrado". Parlamentares afirmam que o objetivo é garantir estabilidade institucional e maior segurança aos aposentados e pensionistas, além de atender à urgência em cargos que estavam vagos. Críticos, por outro lado, observam que o volume elevado de indicações e votações em bloco exige cautela no escrutínio dos nomes e das propostas.
Nesta sessão, ao mesmo tempo em que reforça as estruturas de poder do Estado, o Senado projeta avanço em agenda social ao coibir práticas que vinham gerando prejuízo aos beneficiários do INSS. O resultado dotou a casa de um protagonismo simbólico, ao marcar posição frente a temas institucionais e de proteção ao cidadão.
