Aguarde, carregando...

Domingo, 28 de Junho 2026
Carregando jogos...
Notícias/Itaubal

Projeto Plantas Medicinais representa Itaubal em fórum da EJA em Macapá

Iniciativa da Escola Municipal Antônio Máximino foi apresentada como experiência exitosa durante encontro promovido no âmbito da Educação de Jovens e Adultos

Projeto Plantas Medicinais representa Itaubal em fórum da EJA em Macapá
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O município de Itaubal foi representado no III Fórum de Partilha da EJA/UNDIME, realizado em Macapá, com a participação da equipe do Pacto pela EJA e apresentação do projeto “Plantas Medicinais”, desenvolvido pela Escola Municipal Antônio Máximino, na comunidade do Inajá. O encontro teve como temática “Diálogos que Transformam” e reuniu profissionais da Educação de Jovens e Adultos de diversos municípios do Amapá para troca de experiências, formação e fortalecimento das práticas pedagógicas.

Representando Itaubal, a formadora regional professora Sebastiana Perpétua participou das atividades do fórum, contribuindo com os debates sobre os desafios e as possibilidades da EJA nas realidades amazônicas. O espaço foi marcado pelo diálogo entre educadores, gestores e equipes técnicas, com foco na valorização de práticas capazes de ampliar a permanência, a aprendizagem e o sucesso escolar de jovens, adultos e idosos.

Um dos destaques da participação itaubalense foi o projeto “Plantas Medicinais”, conduzido pela professora Dilcicleia e pela diretora Nerinilda. A iniciativa foi apresentada como experiência exitosa por unir conhecimento escolar, saberes tradicionais e vivências da comunidade. Desenvolvido na Escola Municipal Antônio Máximino, o trabalho evidencia a importância de uma educação contextualizada, que dialoga com a realidade dos estudantes e reconhece os conhecimentos construídos no território.

Publicidade

Leia Também:

A proposta também reforça o papel da EJA como política pública de inclusão educacional e social. No contexto do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, instituído pelo Governo Federal, as ações buscam ampliar a oferta de matrículas, elevar a escolaridade e fortalecer a formação dos profissionais que atuam nessa modalidade.

Em Itaubal, município que possui 5.599 habitantes segundo o Censo 2022 do IBGE, experiências como a da comunidade do Inajá mostram como a escola pode se tornar um espaço de valorização da cultura local e de construção coletiva do conhecimento. Ao levar o projeto ao fórum, o município reafirma seu compromisso com uma educação pública mais participativa, humana e conectada às necessidades dos estudantes da EJA.

 

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Genesis Comunicação

Publicado por:

Genesis Comunicação

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Jornal Dos Municípios Ap Online
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR