O município de Itaubal foi representado no III Fórum de Partilha da EJA/UNDIME, realizado em Macapá, com a participação da equipe do Pacto pela EJA e apresentação do projeto “Plantas Medicinais”, desenvolvido pela Escola Municipal Antônio Máximino, na comunidade do Inajá. O encontro teve como temática “Diálogos que Transformam” e reuniu profissionais da Educação de Jovens e Adultos de diversos municípios do Amapá para troca de experiências, formação e fortalecimento das práticas pedagógicas.
Representando Itaubal, a formadora regional professora Sebastiana Perpétua participou das atividades do fórum, contribuindo com os debates sobre os desafios e as possibilidades da EJA nas realidades amazônicas. O espaço foi marcado pelo diálogo entre educadores, gestores e equipes técnicas, com foco na valorização de práticas capazes de ampliar a permanência, a aprendizagem e o sucesso escolar de jovens, adultos e idosos.
Um dos destaques da participação itaubalense foi o projeto “Plantas Medicinais”, conduzido pela professora Dilcicleia e pela diretora Nerinilda. A iniciativa foi apresentada como experiência exitosa por unir conhecimento escolar, saberes tradicionais e vivências da comunidade. Desenvolvido na Escola Municipal Antônio Máximino, o trabalho evidencia a importância de uma educação contextualizada, que dialoga com a realidade dos estudantes e reconhece os conhecimentos construídos no território.
A proposta também reforça o papel da EJA como política pública de inclusão educacional e social. No contexto do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos, instituído pelo Governo Federal, as ações buscam ampliar a oferta de matrículas, elevar a escolaridade e fortalecer a formação dos profissionais que atuam nessa modalidade.
Em Itaubal, município que possui 5.599 habitantes segundo o Censo 2022 do IBGE, experiências como a da comunidade do Inajá mostram como a escola pode se tornar um espaço de valorização da cultura local e de construção coletiva do conhecimento. Ao levar o projeto ao fórum, o município reafirma seu compromisso com uma educação pública mais participativa, humana e conectada às necessidades dos estudantes da EJA.

Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se