
A deputada estadual, Alliny Serrão, presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, usou suas mídias sociais parra celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, “não há forma melhor de marcar essa data do que com uma grande conquista para as pessoas com deficiência do Amapá. Meu coração transborda de alegria”, disse a deputada.
Alliny falou sobre a Lei nº 3.132, uma proposta do seu mandato que institui a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla no Estado do Amapá. “Trata-se de uma conquista significativa. Agora, anualmente, na última semana de agosto, serão realizadas ações voltadas à conscientização, inclusão social e valorização das pessoas com deficiência. Entre elas, destacam-se debates, palestras, seminários, exposições e outras atividades que promovam respeito e a garantia de direitos”, explicou.
Para a deputada, essa é uma missão coletiva. O Poder Público, em parceria com entidades da sociedade civil, instituições de ensino e demais órgãos competentes, será responsável por dar visibilidade à causa, sensibilizar nossa população sobre inclusão e acessibilidade, e fortalecer a luta pelos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
“Estamos nos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, e é crucial destacar que as mulheres com deficiência enfrentam taxas desproporcionalmente altas de violência física, psicológica e sexual. Essa realidade exige ações urgentes que integrem recortes de gênero e deficiência nas políticas públicas e mecanismos de proteção”, destacou a deputada.
“Garantir o acesso e os direitos por meio de políticas públicas é nosso dever. Esse é apenas o primeiro passo de muitos que ainda daremos para avançar rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva. Vamos juntas e juntos nessa caminhada”, finalizou.